6 Dicas para voltar à rotina pós-férias

6 Dicas para voltar à rotina pós-férias

 

Todo mundo adora férias e a expectativa por elas é sempre grande.  Depois de descansarem bastante, os alunos do Colégio Vianna Júnior voltam às aulas no dia 1° de agosto e, quando chega a hora de voltar para a escola, é normal que as crianças tenham dificuldade para se readaptarem à rotina. Mas nada de desespero! Nós vamos dar algumas dicas do que pode ser feito para que esta readaptação aconteça da forma mais natural possível.

 

1 - Voltando aos horários

No período das férias, as crianças costumam dormir e acordar mais tarde e as refeições também são feitas em horários diferentes. Para que o relógio biológico dos pequenos  volte ao ritmo, comece a estabelecer a rotina habitual já na semana que antecede a volta às aulas. Assim, eles voltarão para a escola mais dispostos e prontos para aprenderem bastante.

 

2 - Foque nos pontos positivos

Mostre ao seu filho que a hora de voltar das férias pode ser cheia de novidades e coisas boas: reencontrar os amigos e professores, novos aprendizados... Converse com tranquilidade e segurança, incentivando a criança a contar para os colegas o que fez nas férias.

 

3 - Despeça-se de forma rápida

O retorno das férias também é difícil para os pais, que acabam se acostumando com o filho em casa e, claro, ficam com saudade. Mas na hora de se despedir, um momento muito demorado pode passar à criança a sensação de insegurança. Quando for deixar o filho na escola ou na van-escolar, despeça-se de forma rápida e segura, demonstrando à criança que ir para a aula é o melhor para ela.

 

4 - Não atrase

Se atrasar para buscar a criança pode gerar nela o medo do abandono e, consequentemente, no próximo dia pode ser que ela fique insegura quanto ir à aula. Por isso, chegue sempre no horário e, se ocorrer algum imprevisto, converse com seu filho e explique por que se atrasou.

 

5 - Não ceda às birras

Não ofereça brinquedos ou guloseimas em troca da criança ir para a aula.

 

6 - Respeite o tempo da criança

Não se chateie se seu filho precisar de um tempo maior de readaptação. Cada criança tem seu tempo. Se precisar ajuda, você pode sempre contar com a orientação pedagógica do Colégio.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome
E-mail

    Arquivo

    Categorias

    Instituto Vianna Júnior 2018 Todos os direitos reservados

    Desenvolvimento por Departamento de Marketing do Instituto Vianna Júnior