Aluno do Colégio Vianna Júnior é representante no Parlamento Jovem de Minas • Instituto Vianna Júnior

Aluno do Colégio Vianna Júnior é representante no Parlamento Jovem de Minas

Aluno no Parlamento Jovem

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, a partir desta quarta-feira, 24, estudantes de 43 cidades do Estado para a última fase do Parlamento Jovem. Nesta etapa estadual, o aluno do Colégio Vianna Júnior, Frederic Vianna, representará os colegas das escolas particulares de Juiz de Fora e a aluna Jéssica Maria da Silva, da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes, representará os colegas das escolas públicas.

Os dois alunos terão poder de voto diante das propostas vindas das plenárias realizadas nos municípios e nos 12 polos regionais. No Plenário, haverá votação e seleção das propostas que farão parte do documento final a ser entregue à ALMG. O documento tem 80 sugestões divididas pelos subtemas “Mobilidade: participação e controle social”; “Trânsito e transporte”; e “Mobilidade e estrutura”.

Frederic Vianna, escolhido como representante dos alunos dos colégios particulares, ressalta a responsabilidade e a confiança dos colegas: “Por incrível que pareça eu fiquei muito feliz com a responsabilidade depositada em mim, é uma grande honra poder representar Juiz de Fora no Parlamento Jovem em Belo Horizonte. Uma honra maior ainda é poder representar o Vianna Júnior. É muito satisfatório chegar na etapa estadual e ver tantas pessoas realmente interessadas em melhorar a vida da população mineira".

A programação começa na noite desta quarta-feira com uma atividade de entrosamento dos participantes, na sede da ALMG. Na quinta-feira, os estudantes escolherão o tema da edição de 2017 e se reunirão em grupos de trabalho para analisar as propostas sobre mobilidade urbana.

Para João Luís, coordenador do Ensino Médio do Colégio Vianna Júnior, que está acompanhando o aluno Frederic Vianna, explica que o contato com a democracia é fundamental para a formação dos alunos: “Eles discutem, respeitam e aceitam as opiniões alheias, e isso é necessário para eles conviverem em sociedade”.

O documento de propostas desta edição inclui a inclusão do tema “mobilidade urbana” nas discussões das escolas, construção de bicicletários e redução de impostos para compra de veículos não motorizados e iniciativas voltadas para a acessibilidade de pessoas com deficiência.

Sérgio Dutra, coordenador do Parlamento Jovem de Minas Gerais em Juiz de Fora, explica o impacto que o projeto gera nos jovens: “O programa promove a educação para a cidadania desses jovens, e nesse processo, eles têm a possibilidade de conhecer um pouco mais como funciona as Instituições Políticas. Eles saem daqui com a consciência que podem interferir mais efetivamente na vida política”.

As últimas edições anteriores do Parlamento Jovem Minas já resultaram em  propostas transformadas em requerimentos, projetos de lei, emendas a projetos e também propostas de ação legislativa para o Estado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome
E-mail

    Arquivo

    Categorias

    Instituto Vianna Júnior 2017 Todos os direitos reservados

    Desenvolvimento por Departamento de Marketing do Instituto Vianna Júnior