Alunos do Colégio Vianna Jr participam do Parlamento Jovem

Colégio Vianna Jr no Parlamento Jovem novo

Nesta quarta-feira, 8 de junho, alunos do Colégio Vianna Júnior participaram da Plenária Municipal, na Câmara de Juiz de Fora. Os jovens discutiram sobre 12 propostas do tema “Mobilidade Urbana” e dos subtemas "Transporte e Trânsito", "Mobilidade e Infraestrutura" e "Participação e Controle Social".

Para João Luís, coordenador do Ensino Médio do Colégio Vianna Júnior, o contato com a democracia é fundamental para a formação dos alunos: “Eles discutem, respeitam e aceitam as opiniões alheias, e isso é necessário para eles conviverem em sociedade”.

Frederic Vianna, aluno do Colégio Vianna Júnior, foi escolhido pelos alunos como o relator sobre o subtema “Transporte e Trânsito”. O aluno expôs informações sobre o debate – se foi democrático, apartidário e sem interferência dos monitores. Frederic conta que ficou lisonjeado com a confiança dos colegas: “É uma honra representá-los. Assumi a responsabilidade e foi engrandecedor”.

Os alunos do Ensino Médio dos Colégios Vianna Júnior, Escola Cenecista Monteiro Lobato e das Escolas Estaduais Ali Halfeld, Marechal Mascarenhas de Moraes e Professor José Freire, após discussões repletas de argumentos bem elaborados, escolheram duas propostas de cada subtema. Foram elas: distribuição de bicicletas públicas;  mais ônibus adaptados; concessão de desconto no valor da tarifa do transporte coletivo para pessoas que contribuírem com a coleta seletiva de lixo; meia passagem para estudantes de baixa renda; implantação de painéis em braille nos ônibus e nas paradas de ônibus e de táxi, além de calçadas adaptadas e acessíveis.

Sérgio Dutra, coordenador do Parlamento Jovem de Minas Gerais em Juiz de Fora, explica o impacto que o projeto gera nos jovens: “O programa promove a educação para a cidadania desses jovens, e nesse processo, eles têm a possibilidade de conhecer um pouco mais como funcionam as Instituições Políticas. Eles saem daqui com a consciência que podem interferir mais efetivamente na vida política”.

Arthur de Freitas Dornelas, aluno do 3° anos do Ensino Médio do Colégio Vianna Júnior, ressaltou a importância dos debates democráticos: “Estou aprendendo um pouco mais sobre as leis e suas criações, e notei que é algo difícil, requer aceitação de todos, através das argumentações de cada representante. Esta questão democrática de hoje foi muito importante para todos nós".

Segundo Amanda Romero, monitora do Parlamento Jovem 2016, o engajamento dos alunos é impressionante: “Eles estão trazendo propostas bem elaboradas, estão compreendendo todos os processos e trazendo muitas ideias. A participação deles está sendo admirável”.

Frederic Vianna acredita que a participação no Parlamento Jovem é um incentivo para não desistirem de atuarem na política: “Falam muito que somos o futuro da nação, mas somos o presente. Precisamos agir e mudar a realidade. O futuro é hoje”.

O próximo encontro entre os jovens acontece dia 22 de Junho, no Instituto Vianna Júnior.

Sem comentários

Deixe um comentário