ANSIOSOS? NOTA DO PISM SAI HOJE! • Instituto Vianna Júnior

ANSIOSOS? NOTA DO PISM SAI HOJE!

Hoje, 08 de fevereiro, sai a tão esperada nota do PISM, ansiosos? Para ajudar nesta ansiedade e deixar tudo explicadinho para não gerar nenhuma dúvida, batemos um papo com o Coordenador do Ensino Médio do Colégio Vianna Júnior, Alisson Damiance. Selecionamos as perguntas mais frequentes e o coordenador explicou tudinho, confira!

1- ONDE POSSO ENCONTRAR A MINHA NOTA?

Taís, aluna pesquisando nota do PISM, na foto ela está com um tablet na mão. Alisson: Para saber a nota o estudante deve acessar este link (clique aqui) e escolher o campus do seu curso, Juiz de Fora ou Governador Valadares. Ao clicar no Campus escolhido ele será direcionado para a página de escolha do grupo no qual se inscreveu. O grupo de ampla concorrência é o C, que são alunos vindos de escolas particulares.  Ao clicar no curso escolhido surgirá nova página com letras de A até Z que representam a letra inicial do nome do candidato. Basta clicar em seu nome e suas notas surgirão em nova aba.

ATENÇÃO: Para saber sua nota do PISM III basta somar todas as notas e multiplicar o resultado da soma por 5. O resultado obtido deve ser somado à nota dos PISM I e II e assim o candidato terá sua nota final do PISM.

2- COMO SABER SE ESTOU APROVADO?

Alisson: Antes do resultado final, 08/02/2018 às 15h no site da UFJF,  não é possível saber se você foi ou não aprovado, mas é possível ter uma ideia bastante precisa você estiver disposto a fazer algumas contas e comparar suas notas com as dos concorrentes do seu curso, uma vez que as notas de todos estão publicadas onde você encontrou as suas notas.

Outra forma, mais prática, mas menos precisa é comparar seus pontos com o ponto de corte, ou seja, ponto do último aprovado no ano passado em seu curso. Assim, você terá uma noção do que esperar, embora exista expectativa de alteração no ponto de corte dos cursos devido ao aumento do número de vagas para o PISM

3- PRESTEI O 1º  OU O 2º PISM, E AGORA?

Alisson: Nesse início de ano letivo o foco é estudar e aprender! Sempre orientamos nosso discentes a não abrirem mão nem do PISM nem do ENEM uma vez que são duas possibilidades que a UFJF oferta a eles, mas a partir do momento que o resultado do PISM II  sair em 08 de março de 2018, vamos analisar as notas de cada aluno(a) nosso e, de acordo com a opção de curso e a evolução do ponto de corte dos últimos anos, realizar uma orientação personalizada sobre qual processo seletivo, PISM ou ENEM,  será melhor dentro da expectativa da realização de seus sonhos. Nesse processo a família é parte fundamental, pois nos ajuda a dar o apoio, motivação e amparo afetivo e psicológico tão importantes neste momento da vida de nossos jovens.

4- ESTOU NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, COMO DEVO ME ORGANIZAR?

Alisson: O básico para qualquer estudante é ter equilíbrio entre tempo de dedicação aos estudos, tempo de lazer e cuidados com a "máquina", que é o corpo.  Tendo em mente que noites bem dormidas, em tempo e qualidade, alimentação balanceada para evitar desequilíbrios nutricionais que podem desencadear excesso de sono ou fadiga, horário de estudos equilibrados e realistas, ou seja, que possam ser realmente cumpridos pelo estudante sem virar um "castigo"  e atividades regulares de lazer e físicas, o ajudarão a relaxar corpo e mente mantendo-os equilibrado para os longos períodos de estudo.  

5- TENHO MUITAS DÚVIDAS, PODEMOS CONVERSAR?

Alisson: Sim. Estamos à disposição de nossos estudantes para praticamente quaisquer tipos de orientação. Horário de estudo, esclarecimento sobre os processos avaliativos que os interesse, orientação de como estudar conteúdos que tenham dificuldade (geralmente contamos com a ajuda de professor especializado na disciplina solicitada). Organizamos  ao  longo do ano palestras com profissionais de diversas áreas que são de interesse dos estudantes, entre outras atividades. Além disso, trabalhamos com uma psicóloga disponível para os estudantes durante todo o ano letivo, para que possamos orientar os estudantes que precisam de uma ajuda especializada nas questões psicológicas e/ou psicopedagógicas. 

Normalmente quando o aluno(a) precisa de alguma orientação da coordenação ele nos procura no intervalo das aulas ou pede ao professor para ir até a sala da         assessora pedagógica, Flávia, que após verificar a necessidade específica de cada um os encaminha para mim. Inicialmente conversamos com o aluno e, juntos, buscamos entender o contexto da demanda apresentada para darmos prosseguimento ao atendimento. 

6- O QUE PRECISO FAZER AGORA?

Alisson: O melhor a fazer é ter paciência e aguardar o período de matrículas. Com o resultado do PISM haverá definição de escolha de cursos dos candidatos aprovados no ENEM e também no PISM. Essas escolhas podem fazer com que candidatos que estejam em "excedente" sejam chamados tanto pelo PISM quanto pelo SISU. A tendência natural é que ocorra maior número de chamadas extras no SISU, uma vez que candidatos aprovados no PISM geralmente são da região e optam pela UFJFO coordenador ainda alerta que sempre há chamadas extras pelo PISM.

Para o coordenador os alunos do Vianna que finalizaram o 3º ano, podem traçar e alcançar grandes sonhos, segundo ele, a partir da nota oficial do PISM e com a nota do ENEM nas mãos, todos poderão procurar a instituição de ensino que mais os agradar. Orgulhoso, Alisson conta que alguns alunos já estão matriculados nas Faculdades Integradas Vianna Júnior.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome
E-mail

    Arquivo

    Categorias

    Instituto Vianna Júnior 2018 Todos os direitos reservados

    Desenvolvimento por Departamento de Marketing do Instituto Vianna Júnior