Colégio Vianna Jr entrega sementes de araucária aos alunos • Instituto Vianna Júnior

Colégio Vianna Jr entrega sementes de araucária aos alunos

Semana do Meio Ambiente no Vianna Jr

Nesta sexta, dia 03 de junho, a equipe pedagógica do Colégio Vianna Júnior, em homenagem à Semana do Meio Ambiente, entregou às turmas da educação infantil e do ensino fundamental I e II sementes de araucária para incentivar o plantio de árvores e destacar a importância da preservação do meio ambiente.

O projeto, idealizado pela supervisora do ensino de educação infantil e fundamental I, Carla Moutinho e pela supervisora do fundamental II, Flávia Tostes, teve início no começo do ano. Os professores, em todas as matérias escolares, desenvolveram atividades que despertaram a consciência dos alunos sobre a preservação do meio ambiente. Foram realizadas palestras alertando sobre o problema de saneamento,  cuidados com a dengue, impactos ambientais, além de ações dos alunos com a natureza. Um exemplo dessas ações foi a aula de campo realizada no mês de março pelas professoras das disciplinas de Ciências e Geografia, Elenara e Sandra, e da orientadora Carolina Dantas, em que os alunos desenvolveram um projeto prático interdisciplinar no Museu Mariano Procópio.

Durante a Mostra Cultural do Colégio Vianna Júnior, realizada no início do mês de maio, vários trabalhos práticos foram expostos para destacar e valorizar as ações dos alunos. Além disso, foi organizada uma oficina sobre o lixo extraordinário, que resultou em trabalhos com materiais recicláveis, dando ao lixo o valor que ele realmente merece e pode alcançar. Os trabalhos, realizados em sala de aula, foram expostos nos murais do colégio.

Segundo a supervisora Flávia Tostes, o projeto Líder em Mim, programa com conteúdo e metodologia voltados ao aprendizado de liderança, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida, foi de fundamental importância no desenvolvimento da Semana do Meio Ambiente, porque foram trabalhados os 7 hábitos do projeto: "Para findar todo o projeto do meio ambiente que vem sendo desenvolvido desde o início do ano, com o apoio dos professores de ciências e geografia e do projeto Líder em Mim, houve uma sinergia de toda a equipe do Colégio Vianna Júnior, que resultou na entrega da semente de araucária para os alunos a fim de incentivá-los na ação com a natureza".

O aluno do 7º ano, Caio Tostes, já fez planos para quando a semente germinar: “Vou dar de presente para meu tio plantar na granja dele e vou esperar a árvore crescer para que eu possa subir nela".

Durante a entrega das sementes, a professora de português do 6º ano, Lenise Delage destacou o trabalho que está sendo realizado em sala de aula: o conto em prosa poética "O Sabiá e a Girafa" que remete ao tema abordado na Semana do Meio Ambiente.

Segundo a supervisora Carla Moutinho, apesar do projeto ter tido início do mês de fevereiro, a iniciativa do Colégio em dar uma semente de araucária aos alunos foi de buscar algo diferente que marcasse a Semana do Meio Ambiente. A escolha pela semente da araucária se deu para mostrar aos alunos que além de comer, o plantio também é importante. “Quando nós fomos comprar as sementes para dar aos alunos, nós pegamos também algumas mudas que estavam brotando e trouxemos para dentro de sala de aula para mostrar que o pinhão que eles comem é a semente da araucária, e por isso a importância de se plantar mais árvores desta espécie”.

É importante destacar que o projeto não acaba com o fim da Semana do Meio Ambiente. A consciência sobre a preservação da natureza será trabalhada durante todo o ano de 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome
E-mail

    Arquivo

    Categorias

    Instituto Vianna Júnior 2017 Todos os direitos reservados

    Desenvolvimento por Departamento de Marketing do Instituto Vianna Júnior