Colégio Vianna Júnior realiza dia de atividades com os alunos • Instituto Vianna Júnior

Colégio Vianna Júnior realiza dia de atividades com os alunos

Dia 19 de abril é um data importante, pois neste dia é comemorado o Dia do Índio e Dia do Exército. Além de atividades voltadas para estas duas datas comemorativas, o Colégio Vianna Júnior, realizou sua tradicional Hora Cívica Bimestral com os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais.

CONFIRA TUDO O QUE TEVE NO COLÉGIO

Hora Cívica

Pela manhã os alunos do 6º, 7º e 8º ano, participaram da primeira Hora Cívica do Fundamental Anos Finais. Ao final de cada Bimestre, alunos, coordenação, diretora e professores participam deste momento solene e preparam trabalhos para serem apresentados.

6º ano

Para iniciar as atividades, os alunos cantaram o Hino Nacional Brasileiro, o Hino de Juiz de Fora e o Hino do Líder em Mim. Após o momento formal, alunos do 6º ano, juntamente com o professor de História, Luís Henrique, apresentaram um pouco sobre a cultura indígena e todas as transformações que viveram desde o período da colonização, até hoje.

Mostraram através de poemas e textos todas as mudanças, como o vestir, o falar e, principalmente, a cultural. Por fim, defenderam o respeito e a necessidade de não deixarmos esta cultura sumir.

7º ano

Em seguida, os estudantes do 7º ano, apresentaram trabalho de ciências (Elenara) e matemática (Keller), apontando o surto de conjuntivite vivenciado nos últimos meses em Juiz de Fora e região. Após explicarem as causas, os tipos de conjuntivites, precauções e cuidados, os estudantes apresentaram um gráfico comparativo entre Juiz de Fora e a cidade de São João Nepomuceno, apontando que, percentualmente, o município de São João Nepomuceno foi mais atingido.

É importante ressaltar, neste trabalho, a integração entre duas disciplinas distintas, contudo, complementares.

8º ano

Com o auxílio da professora de Português, Joseli , os alunos do 8° ano, trouxeram para discussão o papel da mulher na sociedade e a busca por igualdade salarial entre outros pontos que são constantemente debatidos em todo o mundo. Mesclando história, literatura, artes e política, com o simbolismo da vela, a turma levantou dados alarmantes sobre feminicídio, desigualdade salarial, assédio, entre outros, destacando mulheres fortes e corajosas que mudaram a história.

Dentre as mulheres apresentadas podemos citar: Marta, jogadora de futebol 5 vezes eleita a melhor do mundo, Maria Quitéria de Jesus, primeira mulher a servir no Exercito brasileiro, Tarsila do Amaral, pintora modernista responsável pela Semana de Arte Moderna no Brasil, Celina Guimarães Viana, a primeira eleitora do Brasil e tantas outras mulheres que inspiram o mundo na discussão sobre o papel feminino na sociedade.

Veja como foi:
Dia do Índio

Durante o período da tarde, os alunos do Colégio Vianna Júnior realizaram trabalhos em sala de aula sobre o Dia do Índio. Estudaram sobre a cultura, os hábitos e como a sociedade indígena vive hoje no Brasil.

O objetivo é não deixar que esta cultura, tão rica e fundamente, se perca. Segundo a Coordenadora da Educação Infantil e do Fundamental Anos Iniciais, Carla Moutinho, que esteve em uma aldeia indígena no ano passado, o grande pedido dos índios que conheceu, é que a cultura (cocar, pintura no rosto e roupas típicas) não seja esquecida.

Veja como foi:
Dia do Exército

O Sargento do Exército Brasileiro, Guilherme Bressan Picorone, explicou para os estudantes do Fundamental Anos Iniciais, sobre sua jornada no Exército até se tornar Sargento. Os alunos puderam tirar dúvidas e conhecer mais sobre rapel, farda, técnicas de camuflagem entre outros aspectos.

Guilherme também explicou sobre o respeito à Bandeira entre outros pontos importantes aprendidos no Exército. O oficial contou sobre as missões de paz que o Brasil participa, tranquilizando alguns estudantes ao afirmar que o Brasil não está em nenhuma guerra.

O objetivo deste bate-papo foi apresentar aos estudantes o que é Dia do Exército, data que faz memória a Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco.

Veja como foi:

Tudo o que acontece no Colégio Vianna Júnior, você acompanha aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome
E-mail

    Arquivo

    Categorias

    Instituto Vianna Júnior 2018 Todos os direitos reservados

    Desenvolvimento por Departamento de Marketing do Instituto Vianna Júnior