DEVER DE CASA, VEJA A IMPORTÂNCIA DE FAZER • Instituto Vianna Júnior

DEVER DE CASA, VEJA A IMPORTÂNCIA DE FAZER

Sabemos que as atividades escolares ajudam na fixação da matéria passada em sala de aula, por isso é tão importante que o aluno dedique um tempo, em casa, para realizar estes exercícios. Contudo, nem sempre o "dever de casa" é bem visto pelos estudantes, não é mesmo?  A verdade é que devemos tornar esta tarefa mais tranquila para as crianças.

Uma estudante do Vianna deitada no chão escrevendo em seu caderno e outra estudante do Vianna sentada no chão escrevendo em seu caderno. Ambas olhando para a foto.

Nos anos iniciais a demanda é menor, as crianças são desenvolvidas aos poucos de acordo com o conteúdo programático. Desenvolvem as habilidades motoras, a coordenação, aprendem a contar, ler e escrever. Depois, tudo o que foi aprendido é intensificado, aprendem gramática, interpretação, fração, contas decimais, biologia, entre outras tantas novidades. Nos anos finais, além das demandas da sala de aula, o estudante ainda precisa se preparar para o vestibular ou ENEM.

Se, desde o primeiro momento, o aluno for auxiliado e adaptado a realizar as tarefas de casa, o famoso "Para Casa", não será um desafio para ele quando as matérias forem aumentando. Por isso, para ajudar seu filho nesta tarefa, temos algumas dicas.

1- Crie uma rotina

Veja o melhor horário para a criança fazer as atividades. Prepare uma mesa de estudos em um local silencioso da casa e que não tenha distrações. Não faça desta hora uma obrigação, o estudante deve sentir prazer em fazer as tarefas.

2- Elogie, incentive

O importante não é acertar sempre. O importante é tentar e aprender! Pode ser um desenho, uma redação, uma equação, a classificação de uma palavra ou uma flor, é essencial incentivar as crianças nestas atividades de casa. O aluno, em momento nenhum, pode ter vergonha de errar, afinal, são os erros que vão ajudá-los a aprender. Fez uma atividade e a nota não foi a esperada, elogie o desempenho e incentive novas tentativas. A próxima vez sempre será melhor.

3- Dúvidas são importantes

"O dever é sempre explicado em sala de aula, mas são as dúvidas que mostram as dificuldades do aluno, isso torna mais fácil para o professor orientar", comenta Simone Machado, diretora do Colégio Vianna Júnior. A diretora ainda comenta a importância de deixar o aluno resolver as questões sozinho. Os pais podem orientar, mas é importante deixar que o aluno tente resolver sozinho as questões.

Se a dúvida persistir, consultar o caderno e ler o que foi passado é sempre uma ótima alternativa.

4- Estudar sempre

Fazer o dever de casa ajuda muito na fixação das matérias estudadas em sala. No entanto, o estudante também deve separar um momento para rever os conceitos aplicados em sala. Se todos os dias o aluno separa um momento para as atividades e outro para revisão da matéria dada em sala, antes das provas ele poderá dividir melhor seu tempo de estudo, sem prejudicar as outras disciplinas.

5- Veja as correções

É importante os pais acompanharem como foi a correção da tarefa de casa, ver se foi corrigido, quais os erros comuns e se o aluno conseguiu tirar as dúvidas da aula anterior. "Aqui no Vianna os professores realizam a correção no quadro junto com os alunos. É importante que o estudante esteja atento tanto a correção quanto a explicação. Fazemos desta forma, para que, desde cedo, o aluno tenha a percepção de suas dúvidas e que eles possam tirá-las em sala de aula, seja na correção ou particularmente com o professor depois", conta Carla Moutinho, coordenadora da Educação Infantil e Fundamental I.

Carla e Simone ainda apontam a importância do estudante entender que o dever de casa é uma tarefa dele. "Se o aluno não faz o dever, é com ele que nós conversamos. Ele precisa ter este compromisso com ele mesmo, precisa ser proativo e separar o seu momento de estudo. Nós incentivamos muito isso, porque é o que aprendemos com O Líder Em Mim, por exemplo", explica Simone.

"Nós vemos o dever de casa como um complemento da sala de aula, por isso é importante as dúvidas, é importante o aluno contar pra gente o que não está conseguindo aprender. O dever de casa é bom para todos, tanto escola quanto na família", finaliza Carla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome
E-mail

    Arquivo

    Categorias

    Instituto Vianna Júnior 2018 Todos os direitos reservados

    Desenvolvimento por Departamento de Marketing do Instituto Vianna Júnior