MERCADO ESCOLA CONSCIENTIZA ALUNOS DO COLÉGIO • Instituto Vianna Júnior

MERCADO ESCOLA CONSCIENTIZA ALUNOS DO COLÉGIO

Nutricionista da Federal

Voluntárias do projeto Mercado Escola orientando os estudantes do 6º ano do Colégio Vianna Júnior.

Hoje, 26 de abril, a nutricionista Jéssica Almeida e quatro estudantes do curso de Nutrição da UFJF montaram o Mercado Escola para atender os alunos do Colégio Vianna Júnior. O intuito do projeto é conscientizar os estudantes sobre a importância de uma boa alimentação, com o máximo de produtos naturais possíveis.

Os alunos realizaram suas compras de acordo com o que encontram em casa, as opções variavam desde frutas, até produtos altamente processados. Após esta etapa, os estudantes eram medidos, pesados e passavam por uma orientação com as graduandas em nutrição, que, juntamente com eles, analisavam os alimentos escolhidos e informavam os valores nutricionais e o que é ideal ou não para uma vida saudável.

Para a organizadora, Jéssica Almeida, o projeto, que foi criado nas aulas de mestrado, tem sido  muito produtivo, pois acredita na importância de informar os alunos. “O objetivo principal do projeto é a orientação sobre a alimentação saudável e o conceito para isso acontecer é baseado no novo Guia Alimentar, que explica os 10 passos para uma alimentação saudável, ele ensina as pessoas a importância de consumirem mais produtos in natura do que produtos processados e ultra processados”, conta a nutricionista.

Alunos escolhendo suas compras no Mercado Escola.

Pedro Knop, do 6º ano, realizou as suas compras e achou bem divertido, “Foi legal fazer as compras, peguei mesmo o que tem em casa e a cesta ficou pesada (risos)”, conta animado.

A nutricionista ainda faz um alerta geral, segundo ela, o percentual de sobrepeso e obesidade dos estudantes adolescentes está acima da média, esta afirmação vem do projeto Mercado Escola, realizado em outros Colégios da região.

O Instituto Vianna Júnior incentiva uma alimentação saudável para os estudantes, pensando nisso a Cantina Viannense adaptou seu cardápio para atender os alunos do Colégio e Faculdade. Leia a matéria “Saúde e Alimentação”.