O Líder em Mim • Instituto Vianna Júnior

O Líder em Mim

O Líder em Mim - programa adotado no Colégio Vianna Júnior

O Colégio Vianna Júnior oferece um programa global O Líder em Mim, presente em 40 países. Fundamentado em teorias do desenvolvimento humano e com profundo impacto em toda escola, O Líder em Mim é um eficaz processo de transformação comportamental para alunos e educadores.

Trata-se de um programa com conteúdo e metodologia voltados ao aprendizado de liderança, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida. Com a presença de novas tecnologias, novas formas de comunicação e um enorme acesso à informação, novas habilidades são cada vez mais valorizadas, como a criatividade, o empreendedorismo e o trabalho colaborativo.

O Líder em Mim foi desenvolvido pela Franklin Covey Co., nos EUA, baseado no consagrado livro “Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes” e adaptado à realidade brasileira pela Somos Educação, que tem exclusividade desse programa. É focado na Educação Infantil  até o 8º ano.

De acordo com a Gestora Educacional do Instituto Vianna Júnior, Marcelle Larcher, o programa desenvolve as habilidades socioemocionais de cada aluno, trabalhando o comportamento diante de diferentes situações da vida, tornando-o um indivíduo mais independente e confiante.

“Ao desenvolver competências socioemocionais, os alunos aumentam seu desempenho em sala de aula, nas atividades escolares e provas, além de promover a convivência em grupo. O programa proporciona um aprendizado mais completo, com impacto ao longo de toda vida. O objetivo é despertar e aprimorar habilidades e competências primordiais para enfrentar os desafios do século XXI”, finaliza Marcelle.

No segundo semestre, já é possível ver crescer:

• Disciplina dos alunos;
  • Resultados acadêmicos;
  • Confiança;
  • Autoconhecimento;
  • Consciência social;
  • Facilidade de relacionamento.

Avaliação dos professores em relação aos alunos (percentuais da Pesquisa de Satisfação realizada em 2013):

• 95% de melhora da participação em sala de aula;
  • 81% de melhora na disciplina;
  • 94% de melhora da autonomia e responsabilidade;
  • 86% de diminuição do bullying (agressão verbal ou física).

Percentuais da Pesquisa de monitoramento realizada em 2014

• 93% declaram que o programa prepara o filho para ser um cidadão melhor;
  • 93% declaram que o programa ensina valores aos filhos, os quais concorda;
  • 88% declaram que o programa prepara o filho para o futuro;
  • 86% percebem mudanças positivas nos filhos após a implantação do programa.

1 Cada hábito tem seu diferencial;

2 O aluno conhece conceitos de protagonismo, escolha e autonomia;

3Aprende como estabelecer propósitos, metas e objetivos;

4 Descobre o valor da organização e do planejamento;

5 Desenvolve o respeito, o benefício mútuo, a empatia e a capacidade de entender o outro;

6 Aprende a valorizar a diversidade.

Já na implantação do programa, algumas mudanças poderão ser percebidas nos alunos como responsabilidade, autoestima, proatividade, responsabilidade com os estudos e tarefas de casa.

Saiba mais sobre o programa