SAIBA COMO ESCOLHER SEU CURSO • Instituto Vianna Júnior

SAIBA COMO ESCOLHER SEU CURSO

Escolher o curso, realizar o vestibular e se tornar um profissional de sucesso, você consegue no Vianna.

Assim que os estudantes entram no Ensino Médio se deparam com o seguinte questionamento: qual faculdade fazer? As opções são muitas, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia, Administração, entre outros tantos cursos que estão em alta no mercado profissional.

Para os que finalizaram o 3º ano do Ensino Médio, as notas do PISM e ENEM logo logo chegam e é neste momento que a escolha fica concreta. É hora de escolher a Instituição de Ensino e a graduação desejada!

E aí, que graduação você escolheu? Ou deseja escolher? Separamos algumas dicas básicas para ajudar você neste processo de escolha. Não só do curso como, também, da instituição de ensino.

Em primeiro lugar, para você que está na dúvida do curso, é necessário realizar um autoconhecimento. Saber quais as suas aptidões, as áreas de estudo que você gosta ou tem facilidade para aprender e, também, o que você não gosta.

Então, vamos lá!

1- Liste suas habilidades.
2- Pesquise no mercado de trabalho em quais profissões você poderá empregar suas habilidades.
3- Faça perguntas para você mesmo, como: vou gostar das atividades que farei nesta profissão? O que provavelmente não vou gostar? O que gostaria de fazer? Eu gosto deste curso que pretendo fazer? Onde poderei atuar?
4- Veja as vantagens deste curso para sua vida e ambições profissionais.

Depois de realizar este autoconhecimento, a hora é de começar a eliminar os cursos que não têm a ver com você e listar aqueles que continuam na sua cabeça. Você pode seguir as áreas das ciências humanas, exatas, saúde, entre outras.

Outra boa dica é conversar com o coordenador do colégio que você estuda, um psicólogo ou um psicopedagogo, eles poderão auxiliar você neste processo de decisão. Sabemos que não é nada fácil.

Por fim, a escolha da instituição. Na mesma cidade ou fora? Grande ou pequena? Particular ou Federal? Para não realizar uma decisão errada, é importante analisar cada instituição que lhe atrai. Não importa em qual lugar que ela esteja ou se é pública ou privada, o que importa são as avaliações perante ao Ministério de Educação, MEC.

1-Veja se o curso foi autorizado pelo MEC.
2-Veja as avaliações do MEC sobre aquela Instituição e o Curso.
3- Confira as avaliações do Enade.
4- Veja os programas de Estágio.
5- Pesquise se nesta instituição você terá aulas práticas.
6- Confira se os materiais, salas e equipamentos conseguirão atender suas demandas.
7- Conheça a estrutura física e o corpo docente.
8- Verifique se nesta instituição você terá a oportunidade de trabalhar na Empresa Júnior ou realizar monitorias.
*As notas do MEC vão até 5 (máxima), sendo 3 uma nota satisfatória.

Além do ENEM, você também pode ingressar em uma faculdade através do Vestibular. Por exemplo, no Vianna Júnior, após escolher seu curso (aqui) e realizar a sua inscrição (neste link), você poderá agendar o dia da sua prova. No ato da inscrição você pode optar pelo vestibular tradicional ou utilizar a nota do ENEM. E sabe o que é melhor? Após a divulgação do resultado você terá um desconto de 30% na matrícula, durante três dias úteis (incluindo o dia da divulgação).

Para saber mais sobre o Vianna Júnior, seus cursos, notícias, histórias, entre outras informações, clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome
E-mail

    Arquivo

    Categorias

    Instituto Vianna Júnior 2018 Todos os direitos reservados

    Desenvolvimento por Departamento de Marketing do Instituto Vianna Júnior