Conheça as vantagens da iniciação científica na graduação

Participar de projetos de pesquisa e escrever artigos científicos são requisitos obrigatórios para estudantes de mestrado e doutorado. Mas inserir-se neste universo já durante a faculdade abre portas que, muitas vezes, são pouco vislumbradas pelos alunos. Você sabe o que é iniciação científica e as vantagens dela na sua formação? Continue lendo para descobrir:

O que é iniciação científica?

A iniciação científica é uma experiência que normalmente ocorre durante a graduação. Ela permite que os estudantes passem por um processo de aprendizado focado para uma linha científica da sua área, através de metodologias específicas. O objetivo, ao fim do trabalho, é contribuir para que uma questão relevante para a área de estudo e para a sociedade seja solucionada. Os resultados da pesquisa são importantes para a comunidade acadêmica e podem ajudar outras pessoas que pesquisam sobre o mesmo assunto. Por isso, a publicação dos artigos produzidos é tão importante ao final da pesquisa. Neles, o pesquisador relata os caminhos percorridos durante o estudo e quais foram os resultados alcançados. Tudo isso, claro, com a orientação de um professor que tenha afinidade com a área de conhecimento abordada.

Quais os benefícios da Iniciação Científica?

Engana-se quem pensa que só se beneficia da iniciação científica o aluno que tem interesse em seguir carreira acadêmica, cursar mestrado e doutorado e, um dia, tornar-se professor. Abaixo, listamos três principais vantagens de participar de projetos de iniciação científica na sua faculdade:

1 – Melhor preparo para encarar o mercado de trabalho

Quem faz pesquisas durante a graduação, desenvolve competências importantes para a vida profissional. Dentre elas, estão: análise crítica, proatividade, maturidade intelectual e melhora na capacidade de solucionar problemas. Além disso, currículos de candidatos que possuem artigos publicados se destacam em recrutamentos.

2 – Melhora no rendimento acadêmico

Participando de projetos de iniciação científica, o aluno tem a criatividade estimulada, além de exercitar a autonomia e a troca de conhecimento entre outros alunos e professores. Consequentemente, o aluno tira notas melhores e, por já adquirir experiência com pesquisa, se sai melhor no TCC.

3 – Mais chances de ingressar em programas de pós-graduação

A publicação, apresentação ou submissão de artigos em revistas e congressos abrem portas para que o aluno seja aceito mais facilmente em programas de mestrado e doutorado. A análise do currículo, para ingressar nesses programas, é uma etapa significativa na seleção. Portanto, o candidato que tiver trabalhos acadêmicos publicados sai na frente.

No Vianna, os alunos que são selecionados para participar da iniciação científica ainda contam com outra vantagem: 20% de desconto na mensalidade.

Agora que você já sabe os benefícios da iniciação científica para sua formação, leia também como participar dos grupos de pesquisa do Vianna e as oportunidades de publicação de artigos! Clique aqui.

Quer ter acesso a outros conteúdos como este? Curta a página do Instituto Vianna Júnior no Facebook e fique por dentro de tudo que postamos em nosso site!