ALUNOS DO DIREITO PARTICIPAM DE JURI SIMULADO

Juri simulado Vianna Júnior

Na manhã desta quinta-feira, dia 18, alunos do 3º período do curso de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior, participaram de um Júri Simulado, trabalho que faz parte do Projeto Integrador com orientação dos professores Loren Dutra, Bárbara Elaine e Rodrigo Campagnacci.

O tema escolhido para este trabalho foi uma tentativa de homicídio. O objetivo é apresentar para os estudantes como funciona o Tribunal do Júri e o que eles encontrarão nos futuros períodos.

Para a professora Loren, esta é uma grande oportunidade para os alunos debaterem o tema e seguirem a linha de raciocínio, “cada turma tem um posicionamento, mas as regras realmente relacionadas ao rito do Tribunal do Júri, eles verão futuramente. Por esta razão o professor Rodrigo, a todo instante que vai avançando o andamento, vai mostrando o que está acontecendo”.

“Este tipo de debate serve de motivação para os alunos que  eventualmente quiserem atuar no Tribunal do Júri e para os que não querem, já serve como modelo de estudo.”, comenta a professora Bárbara. “Quando você vê como realmente funciona na prática, acreditamos que é um motivador e um fator de aprendizado”, complementa Bárbara.

Todo o período que antecedeu o Júri Simulado teve supervisão do professor Rodrigo Campagnacci que disponibilizou a peça e orientou o que cada parte, promotoria e defesa, deveria fazer e não esconde a felicidade, “só tenho orgulho destes meninos, o pessoal é nota 10. Muito bom!”. Rodrigo ainda destaca, “a gente busca realizar uma explicação para eles, já que os alunos do 3º perpiodo ainda não tiveram aula de Processos e nem de Direito Penal, então eu vou explicando e expondo o motivo de cada uma das perguntas, tentando explicar o objetivo da promotoria e defesa para que depois eles façam a sustentação oral aqui no simulado”.

O Projeto Integrador é interdisciplinar e busca abordar temas que ajudem os estudantes a desenvolverem suas habilidades jurídicas.

Sem comentários

Deixe um comentário