CONHEÇA O NUPRA DO VIANNA! • Instituto Vianna Júnior

CONHEÇA O NUPRA DO VIANNA!

Nesta quinta-feira, 22, o coordenador do Núcleo de Práticas do Vianna Júnior (NUPRA), Guilherme Giovanoni, apresentou para as turmas dos períodos finais das Faculdades Integradas Vianna Júnior, FIVJ, um pouco sobre o NUPRA, como este núcleo funciona, assim como a importância de participar.

Núcleo de Práticas permite que os alunos dos cursos de graduação do Vianna tenham contato direto com o dia-a-dia da profissão. Isso ocorre por meio de uma série de atividades práticas orientadas por professores da instituição.

Para você conhecer mais o NUPRA, conversamos hoje com o Coordenador, Guilherme Giovanoni. Confira nosso bate-papo!

1- O que é o NUPRA?
Guilherme: O Núcleo de Prática – NUPRA é uma órgão das Faculdades Integradas Vianna Júnior responsável pela prática dos cursos oferecidos pela mesma e tem como objetivo favorecer e estimular o ensino das atividades práticas referente a cada curso, através de programas de estágio, convênios e parcerias que estimulem e facilitem o ingresso dos discentes com o mercado de trabalho, visando à formação integral dos discentes. 
2 - O que o NUPRA faz?
Guilherme: O NUPRA faz integração das atividades práticas referente a cada curso que é desenvolvido por meio de programas de estágio, convênios e parcerias que estimulam e facilitam o ingresso dos discentes com o mercado de trabalho, visando à formação integral dos discentes.  O NUPRA faz o controle e as orientações dos estágios e também das visitas técnicas. Tudo aquilo relacionado com  a práticos dos cursos do FIVJ está relacionado ao NUPRA
3- Quais cursos e quem participa?
Guilherme: Todos os cursos da FIVJ participam do NUPRA. Alguns cursos com aulas práticas sob a supervisão do NUPRA, como é o caso do curso de direito e outros com estágios e visitas técnicas. Assim, todos os alunos podem ter alguma atividade que envolve o NUPRA.
4- Sobre a obrigatoriedade?
Guilherme: Quanto a obrigatoriedade é necessário fazer uma diferenciação. Conforme a matriz curricular de cada curso, uns possuem estágio, outros aulas práticas obrigatórias, como é o caso do curso de Direito, e, também, aqueles que não possuem estágio obrigatório. No caso do direito o estágio e/ou as aulas de práticas são obrigatórios a partir do 7° período, mas isso não significa dizer que o estudante não possa fazer estágio desde o 1° período, neste caso o estágio não é obrigatório e não afasta o estágio obrigatório, mas pode servir para o computo das horas de atividade complementar, também prevista na matriz curricular dos cursos. Há outros cursos em que o estágio não é obrigatório, mas de extrema importância para a formação integral do aluno e para a facilitação no ingresso no mercado de trabalho.
5- O que é o relatório do NUPRA?
Guilherme: Para os alunos do curso de direito as aulas de prática jurídica envolvem a participação dos alunos como ouvintes a quatro audiências reais. Assim, os alunos devem assistir as audiências e elaborar um relatório sobre aquilo que ele visualizou e aprendeu ao assistir as audiências. Este relatório de audiências é obrigatório somente para o curso de direito, cuja matriz curricular exige a participação nas audiências.
6- Ainda existe o NUPRAJUR?
Guilherme: Não. O NUPRAJUR não existe mais, em seu lugar foi criado um órgão com atribuições mais amplas que coordena a prática e os estágios de todos os cursos da FIVJ.
7- O NUPRA tem a ver com as vagas de estágio oferecidas à instituição e divulgadas aos alunos?
Guilherme: De certo modo sim, porque é o NUPRA quem sistematiza e divulga as vagas de estágio e também faz orientação dos alunos no que se refere aos termos de estágio, convênio e etc.
8- Quem quiser conhece mais sobre o NUPRA ou tiver dúvidas, pode falar com quem?
Guilherme: Pode falar comigo como coordenador do NUPRA pelo telefone 3213-7650, ramal 22 e pelo e-mail coordnuprajur@vianna.edu.br e/ou ggiovanoni@vianna.br ou com a Diana, telefone 3213-7650 ramal 20 e pelo e-mail dbessa@vianna.edu.br
9- Qual horário de atendimento?
Guilherme: De 8:00 ás 12:00 e de 13:00 às 17:00.
10- Qual a importância do NUPRA na vivência acadêmica?
Guilherme: O NUPRA se torna cada vez mais importante na vida acadêmica, pois possibilita e facilita a vivência prática daquilo que foi aprendido em sala de aula, além de uma formação integral que alia teoria e prática. Cada vez mais o mercado exige profissionais qualificados e com formação integral, que estejam preparados para os desafios da profissão. A prática auxilia sobremaneira na preparação para o mercado de trabalho.

Outras informações sobre o NUPRA, clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome
E-mail

    Arquivo

    Categorias

    Instituto Vianna Júnior 2018 Todos os direitos reservados

    Desenvolvimento por Departamento de Marketing do Instituto Vianna Júnior