Alunos do Direito das Faculdades Vianna Júnior participam de Júri Simulado • Instituto Vianna Júnior

Alunos do Direito das Faculdades Vianna Júnior participam de Júri Simulado

Alunos do Direito das Faculdades Vianna Júnior participam de Júri Simulado

Alunos do 1° e 3° período do curso de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior participaram do Júri Simulado no Salão Nobre, na última semana. Júri simulado, como o nome diz, é a simulação de um tribunal judiciário, em que os participantes têm funções predeterminadas – juiz, jurados, testemunhas, advogados, promotores e convidados. O objetivo é desenvolver o senso crítico dos alunos, ampliando suas competências e habilidades no âmbito da argumentação, oralidade, persuasão, organização de ideias e respeito à opinião do outro.

Dra. Célia Fassheber, Diretora das Faculdades Integradas Vianna Júnior, considera que esta atividade extra desperta a curiosidade do aluno, a criatividade e, acima de tudo, o poder de persuasão: “O Tribunal do Júri exercita essa capacidade de argumentar e de contra-argumentar. E, tenho certeza, que essa atividade irá marcá-los para vida toda”.

A ideia do projeto foi organizar um julgamento simulado com base em casos reais. Para Rodrigo Campagnacci, professor de Penal e Processo Penal, é importante trazer essa experiência para os alunos: “É extremamente importante que vivenciem este ritual do júri para que se inspirem e tenham motivação durante o curso e carreira”.

Os alunos exerceram funções de juiz, jurados, testemunhas, advogados, promotores e convidados. Para Vitória Stephanie, aluna do 1° período, a iniciativa de inserção no âmbito judiciário logo no primeiro ano de faculdade é fantástico: “Sua faculdade oferecer uma possibilidade desta faz com que você tenha um diferencial diante de outras pessoas no mercado de trabalho. Ter esse tipo de prática no primeiro período faz com que criemos experiência e, consequentemente, saibamos lidar com a pressão. Temos que ter a consciência de que estamos lidando com a vida de outras pessoas, e o Direito é isso: a gente toma pra si a responsabilidade de lidar com o futuro de alguém”.

Os alunos se prepararam previamente para defender o tema com argumentos convincentes. Durante o júri há um tempo inicial para que os alunos socializem suas informações no grupo, antes do início do debate. A partir daí, cada grupo – acusação e defesa - lança a sua tese, defendendo seu ponto de vista. Segundo Carlos Henrique Medina, aluno do 3° período, houve engajamento de todos os colegas: “A gente estudou o processo, reunimos e ensaiamos. Dá muito estímulo. Dá pra sentir um gostinho do que você fazer daqui a uns anos”.

Para Cristiano Szymanowski, professor de Introdução ao Estudo do Direito, o júri traz essa realidade para os alunos exercerem uma atividade prática: “Eles argumentam e criam raciocínio jurídico".

Em um das simulações houve a presença dos alunos do 9º período do curso de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior como jurados. Segundo Larissa Furtado, participar de outra forma deste evento evidencia a transformação que sofrem durante a faculdade: “Hoje pude notar como crescemos durante o curso e quanto são importante esses momentos, porque nos auxiliam em nossas práticas atuais. O que fica é a sensação de que essas atividades valem a pena”.

O curso de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior, através do NUPRAJUR, oferece, além de conhecimento teórico, o contato direto com a prática da profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome
E-mail

    Arquivo

    Categorias

    Instituto Vianna Júnior 2017 Todos os direitos reservados

    Desenvolvimento por Departamento de Marketing do Instituto Vianna Júnior