EM PARCERIA COM O TJMG, VIANNA JÚNIOR PROMOVE MUTIRÃO DPVAT

Alunos do curso de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior atuarão até o dia 21 de outubro no mutirão DPVAT, realizado no NUPRAJUR. A ação acontece devido ao convênio do Instituto Vianna Júnior com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG.  Duzentos e vinte audiências de conciliação serão realizadas.

Júlia Delfino Albuquerque, supervisora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUS) da Comarca de Juiz de Fora ressalta a efetivação da tutela jurídica de uma forma mais prática para os cidadãos: “A pessoa que vem até o mutirão tem a oportunidade, através de uma tentativa de conciliação, de terminar seu processo de uma maneira mais ágil”.

Segundo Ivone Almeida, coordenadora do Núcleo de Prática (NUPRAJUR), a vivência do aluno com esses meios alternativos de resolução de conflitos, como a mediação e conciliação, é um diferencial do Instituto Vianna Júnior: “O novo código de Processo Civil que entrou em vigor estimula o uso da mediação e conciliação. É uma quebra de paradigma. Portanto, é muito importante esse movimento do Vianna de inserir no mercado, profissionais com essa mentalidade”.

Priscilla Mageste do 3° período do curso de Direito, que está atuando como conciliadora nos processos, acredita que a oportunidade é enriquecedora para sua formação: “Através desta experiência conseguimos colocar em prática o que a gente vê em aula.  É interessante também ter esse contato com os advogados e com as partes, porque faz com que vejamos que o caminho que estamos traçando na faculdade é o certo”.

A aluna Priscilla Mageste atuando como conciliadora

A aluna Priscilla Mageste atuando como conciliadora

Os alunos, através do mutirão, contribuem para uma justiça efetiva e para a cidadania. Além desta função social, o Vianna Júnior proporciona aos alunos o contato maior com a prática e com processos que, geralmente, são desenvolvidos há muito tempo.

 

Sem comentários

Deixe um comentário