Vianna Júnior, em parceria com o Tribunal de Justiça/MG, promove mutirão DPVAT

mutirao dvpat

Nos últimos dias 27, 28 e 29 de junho, alunos do curso de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior atuaram no mutirão DPVAT, realizado no NUPRAJUR. A ação acontece devido ao convênio do Instituto Vianna Júnior com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG.  Duzentos e cinquenta audiências de conciliação foram realizadas.

Júlia Delfino Albuquerque, supervisora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUS) da Comarca de Juiz de Fora ressalta a efetivação da tutela jurídica de maneira mais rápida e menos custosa para os cidadãos: “A pessoa que vem até o mutirão tem a oportunidade, através de uma tentativa de conciliação, de terminar seu processo de uma maneira mais ágil”.

Segundo Ivone Almeida, coordenadora do Núcleo de Prática (NUPRAJUR), a vivência do aluno com esses meios alternativos de resolução de conflitos, como a mediação e conciliação, é um diferencial do Instituto Vianna Júnior: “O novo código de Processo Civil que entrou em vigor estimula o uso da mediação e conciliação. É uma quebra de paradigma. Portanto, é muito importante esse movimento do Vianna de inserir no mercado, profissionais com essa mentalidade”.

Amanda Ruffo Pinto do 6° período do curso de Direito acredita que o contato com o público, com os processos e abordagens da conciliação torna-os mais seguros para o mercado de trabalho: É muito bom participar e lidar com a conciliação e também com a mediação, que são atuais. É importante sair da faculdade se sentindo preparado e esse mutirão é uma oportunidade e tanto de aprendizado. Além de sabermos que estamos ajudando a dar um fim em um processo, ajudando alguém. Porque, às vezes, o processo demora muitos anos e com a conciliação conseguimos melhorar isso.

Os alunos, através do mutirão, contribuíram para uma justiça efetiva e para a cidadania. Além desta função social, o Vianna Júnior proporciona aos alunos o contato maior com a prática e com processos, que geralmente possuem várias fases, desenvolvidos há muito tempo.

Sem comentários

Deixe um comentário