Alunos de Gestão Ambiental participam de Seminário na cidade de Mariana • Instituto Vianna Júnior

Alunos de Gestão Ambiental participam de Seminário na cidade de Mariana

Seminário

O Instituto Vianna Júnior, através do Curso de Gestão Ambiental, esteve presente no “Seminário Rio de Gente: Os Desafios para recuperação de Rio Doce”, que ocorreu na cidade de Mariana nos dias 31/10 e 01/11.

A professora Cristiane Campos e as alunas Alice Cavaliere e Juliana Lopes, do Curso de Gestão Ambiental, estiveram presentes no evento. Segundo a professora, “este seminário fez parte das várias mobilizações que vem ocorrendo na região, na semana em que a tragédia está completando um ano”.

O evento, que discutiu a recuperação do Rio Doce, maior tragédia ambiental do país, foi promovido pelo Greenpeace em parceria com o projeto Rio de Gente e reuniu seis times de pesquisadores independentes que já trabalham na região, além de renomadas personalidades como, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, promotor de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais, Glauco Kimura de Freitas da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF – Adasa e Maria Rita Scotti Muzzi do GERA - Grupo de Recuperação Ambiental da UFMG.

As populações ribeirinhas foram representadas pelo Senhor Nilton Santos e Shirley Krenak (líderes do povo indígena Krenak ). Eles foram ouvidos em depoimentos  sobre a vida das pessoas após a tragédia, relatando as perdas econômicas, culturais sociais e espirituais.

No segundo dia do evento ocorreu uma visita de campo no município de Barra Longa, em que as alunas Alice e Juliana ressaltaram a dimensão da tragédia provocada pelo rompimento da barragem: "O estrago é imensurável e muito pouco tem sido feito para a recuperação”.

Os pesquisadores apresentaram metodologias utilizadas no processo de despoluição, que ainda serão testadas na recuperação deste desastre ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome
E-mail

    Arquivo

    Categorias

    Instituto Vianna Júnior 2017 Todos os direitos reservados

    Desenvolvimento por Departamento de Marketing do Instituto Vianna Júnior