Nupe

 

Núcleo de Pesquisa e Extensão

Núcleo de Pesquisa das Faculdades Integradas Vianna JúniorO Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão (NUPE), das Faculdades Integradas Vianna Júnior, foi instituído em 1999 e tem como objetivo favorecer a integração do ensino, pesquisa-iniciação científica e extensão no âmbito dos cursos das FIVJ, visando à formação integral dos discentes.

O NUPE desenvolve, apoia e acompanha projetos que envolvem os docentes e discentes. É também responsável pelo registro e controle das atividades complementares realizadas pelos discentes, pelos processos relativos aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e pelas publicações da Revista Vianna Sapiens e do Jornal Eletrônico das FIVJ.

Endereço: Avenida dos Andradas nº 553, loja 10. Atendimento até às 18:00.
Após às 18h, o atendimento é na secretaria do Colégio São José (Av. dos Andradas, 415)

Telefone: (32) 3213-7650.

Horário de Atendimento:
De 2ª a 6ª feira: de 8:30 às 13:30 e 17h às 22:30h

Dentre as principais atividades do NUPE destacam-se:

 

As Faculdades Integradas Vianna Júnior, comprometidas com os princípios acadêmicos de indissociabilidade do ensino, práticas investigativas e extensão, instituíram o Programa de Iniciação Científica em 2007.

Os critérios de seleção de projetos de iniciação científica são lançados anualmente, quando o NUPE publica edital destinado aos discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação das FIVJ, com objetivo de despertar a vocação científica, incentivar talentos potenciais e fomentar a produção acadêmica dos alunos e professores.

Com o objetivo de assegurar a cooperação ao corpo docente e propiciar condições para que o aluno seja despertado para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, é oferecido o exercício da monitoria para os alunos dos cursos das FIVJ.

Os critérios de seleção de monitoria são definidos em edital no início do período letivo e divulgado na internet, sob à responsabilidade do NUPE.

REVISTA VIANNA SAPIENS

A Revista Vianna Sapiens é o periódico eletrônico das Faculdades Integradas Vianna Júnior. É uma revista multidisciplinar, com publicação semestral e tem como objetivo ser um instrumento de divulgação de conhecimentos que visam compreender e explicar os fenômenos sociais relacionados às áreas da Administração, Direito e Economia. O periódico é registrado na biblioteca nacional sob o ISSN 2177 3726 e atualmente está qualificada pelo sistema QUALIS/CAPES em B3 na Administração e B5 no Direito.

Clique para ler

 

JORNAL ELETRÔNICO DAS FIVJ

O Jornal Eletrônico das FIVJ tem como objetivo ser um instrumento para os alunos e professores divulgarem os trabalhos acadêmicos. O Jornal possui registro na biblioteca nacional com o ISSN 2176-1035 e tem uma periodicidade semestral.

Clique para ler

Além das semanas acadêmicas de cada curso, o NUPE organiza, juntamente com as coordenações dos cursos, a Jornada Científica e a Feira do Livro. Os eventos contam com apresentação de trabalhos científicos, palestras e mesas redondas.

Veja o que foi destaque na VI Jornada Científica de 2016

O NUPE é responsável pelo registro das atividades complementares dos alunos. Essas atividades, integrantes do currículo pleno e do projeto pedagógico de cada curso das FIVJ, deverão ser cumpridas pelo aluno durante todo o curso de graduação e são computadas na área do aluno, através do NUPE.

Alunos do curso de Direito: deverão cumprir um total de 200h/a e os alunos do curso de Administração: 144 pontos.

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) podem ser apresentados na forma de Monografia ou artigo científico para os cursos de Administração e Economia, sendo que para o curso de Direito, a apresentação é aceita apenas em forma de Monografia. Essas atividades consistem em trabalho individual sobre tema relevante, fundamentado nos diferentes processos de investigação metodológica.