Saiba mais                                   Quero fazer FVG-Vianna Júnior

 

Pos2014/mba-logo.png

 

MBA em Gerenciamento de Projetos

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO

METODOLOGIA do PMI (Project Management Institute)
PM-BoK (Project Management Body of Knowledge)


Aulas sextas de 19:00 às 23:20 e aos sábados de 08:00 às 12:20 - Aulas quinzenais


Coordenação Acadêmica:
 Professor Eng. J. Angelo S. Valle, Dsc

 

Atualmente, navegar na arena de negócios não é apenas uma questão de senso comum, mas do domínio das mais modernas metodologias de Gerenciamento de Projetos que, no nível Tático e Operacional, estão intimamente ligadas à Gestão Empresarial Estratégica.

O novo ambiente de negócios, caracterizado por uma grande pulverização de equipes, cada vez mais distantes geograficamente, apresenta um grande desafio gerencial na integração dessas diversas equipes de pesquisadores, inovadores, estudantes, professores, facilitadores (drivers), fornecedores, fabricantes, engenheiros, projetistas, analistas, financiadores, bem como outros intervenientes para a realização de projetos, com objetivos claros, recursos materiais/financeiros limitados, e princípio, meio e fim bem definidos. A resposta a esse desafio passa pelo desenvolvimento de Técnicas, Metodologias, Tecnologias e as melhores práticas (Best Practices) de Gerenciamento de Projetos (Project Management).

Dentro desse cenário mundial, destaca-se hoje o PMI-Project Management Institute, uma instituição sem fins lucrativos que desenvolveu e mantém atualizado o PMBoK (Project Management – Body of Knowledge), obra que congrega o Estado da Arte do Conhecimento da metodologia em Gerenciamento de Projetos, fruto da experiência de profissionais de diversas regiões geográficas do planeta e de diversos setores industriais. Isso enriquece a metodologia pela sua simplicidade e generalidade de aplicação. A virtude está em simplificar uma matéria tão complexa.

O PMI tem tido um crescimento exponencial no seu número de membros associados, congregando hoje mais de 500 mil pessoas em mais 60 países. Seu sistema de certificação profissional de reconhecimento internacional - o certificado PMP (Project Management Professional) -, para especialistas em Gerenciamento de Projetos, tem despertado o interesse de profissionais e empresas internacionais que, cada vez mais, exigem a certificação de seus profissionais, chegando hoje a mais de 500 mil PMP’s.

De forma a responder ao desafio e a grande demanda por profissionais PMP no Brasil, a FGV apresenta o MBA em Gerenciamento de Projetos, envolvendo como professores, tanto profissionais da área acadêmica, como industrial, de modo a criar a ambiência adequada para apresentar e debater o uso estratégico das Best Practices de Gerenciamento de Projetos na Nova Economia.



Proporcionar aos participantes um aprofundamento e capacitação na área de Gerenciamento de Projetos, em todos os seus principais aspectos, de acordo com o padrão mundialmente aceito, consagrado e reconhecido do PMI (Project Management Institute) – difundido pela publicação PMBoK (Project Management Body of Knowledge – Best Practices), o Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

Fornecer subsídios para que o aluno possa se submeter à certificação mundialmente reconhecida e aceita como Profissional de Gerenciamento de Projetos - PMP (Project Management Professional) do PMI.



  • Executivos que desejam aumentar sua capacitação na área de Gerenciamento de Projetos, segundo a metodologia do PMI – PM-BoK;
  • Consultores de Gerenciamento de Projetos que desejam se aprofundar na metodologia PM-BoK do PMI;
  • Profissionais que desejam se certificar como PMP (Project Management Professional) do PMI

Todos os alunos devem ter concluído curso superior reconhecido de duração plena (mais do que 4 anos).


O Curso está alicerçado no trinômio:
  • Teoria - baseada na Metodologia do PMI - PMBoK e nas matérias consideradas pré-requisitos para o aprofundamento do curso;
  • Estudo de Casos – baseado na resolução de problemas propostos e na análise de situações já ocorridas na realidade (“case studies”);
  • Prática – (“best practices”) de elaboração de Planos de Projeto, visando a integração das matérias estudadas ao longo do curso.

Aos alunos será demandada leitura de textos alternativos e do padrão de Gerenciamento de Projetos, internacionalmente reconhecido, do PMI – Project Management Institute, entitulado “PMBoK – Project Management Body of Knowledge”, as melhores práticas para o Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.



O Programa é desenvolvido em torno de 3 (três) dimensões distintas, porém interligadas e complementares:
  • Dimensão Gerencial: visando dar ao aluno as ferramentas básicas que serão usadas nos módulos posteriores, assim como desenvolver suas habilidades gerenciais fundamentais, de modo que possam pensar gestão de empreendimentos de forma sistêmica, e não de forma isolada, fragmentada e cartesiana.
  • Dimensão de Project Management: visando apresentar ao aluno o padrão PM-BoK do PMI, em todas as suas Áreas de Conhecimento, e algumas matérias consideradas necessárias para um melhor entendimento da citada metodologia.
  • Dimensão Prática de Projetos: visando dar ao aluno orientação para elaboração de Projetos, no caso, do Plano de um Projeto, contemplando todo seu ciclo de vida, abordando não somente como será feita a implementação e operação, bem como, planejando como será feito o seu controle e apresentações executivas.
   
DISCIPLINAS HORA/AULA
DIMENSÃO GERENCIAL  180
Comunicação Interpessoal 12
Contabilidade Financeira 24
Estratégia de Empresas 24
Jogo de Negócios 24
Logística Empresarial 24
Matemática Financeira 24
PMO e Arquitetura Organizacional 24 
   
DIMENSÃO DE PROJECT MANAGEMENT 216
Análise de Viabilidade de Projetos 24
Fundamentos do Gerenciamento de Projetos 24
Gerenciamento do Escopo em Projetos 24
Gerenciamento do Tempo em Projetos 24
Gerenciamento de Custos em Projetos  24
Gerenciamento da Qualidade em Projetos 12
Gerenciamento de Pessoas em Projetos  12
Gerenciamento da Comunicação em Projetos 12
Gerenciamento de Riscos em Projetos 24
Gerenciamento de Stakeholders em Projetos 12
Gerenciamento de Aquisições em Projetos 24
   
DIMENSÃO PRÁTICA DE PROJETOS 36
Práticas de Integração em Projetos 36
CARGA HORÁRIA TOTAL 432
 

 

 

Quero fazer FVG-Vianna Jr