OUTUBRO ROSA: FAÇA O AUTOEXAME, PREVINA-SE! • Instituto Vianna Júnior

OUTUBRO ROSA: FAÇA O AUTOEXAME, PREVINA-SE!

O Instituto Vianna Júnior abraça o Outubro Rosa e alerta todos os alunos, professores, colaboradores e comunidade para a prevenção.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, a taxa de mortalidade continua alta, isso porque o câncer ainda é descoberto em estágio avançado, fazendo com que, cada dia mais, o autoexame se torne fundamental para um diagnóstico prévio. Segundo a ASCOMCER, no Brasil, o câncer de mama “perde apenas para as doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC)”.

O Outubro Rosa é um mês de conscientização para a população sobre a doença e a importância de realizar o autoexame e a mamografia. A campanha começou em 1990 nos Estados Unidos, objetivando alertar a população sobre os perigos da doença. O Outubro Rosa é um mês voltado para o sexo feminino e é reconhecido mundialmente.

É importante ressaltar que, mesmo sendo mais comum em mulheres, homens também podem desenvolver o câncer de mama já que também possuem tecidos mamários, por isso, o alerta é para ambos os sexos.