PROJETO DE PROFESSORA DO VIANNA ARRECADA MAIS DE 300 BRINQUEDOS PARA DOAÇÃO NESTE NATAL • Instituto Vianna Júnior

O final do ano é marcado pela magia do Natal. Muitos buscam realizar ações sociais e ajudar instituições e famílias que necessitam. O Instituto Vianna Júnior, durante todo o ano realiza este tipo de ação através do CRSMA, Comitê de Responsabilidade Social e Meio Ambiente. Trote solidário, campanha de doação de sangue, agasalho, leite, materiais de limpeza e higiene pessoal, entre outros. No fina do ano, como de costume, o Vianna arrecada brinquedos para doar à creche da Dona Geny, leia mais. Contudo, além desta ação especial para as crianças da creche, outra campanha está em vigor no Vianna e envolve colaboradores, professores, estudantes e toda comunidade.

A iniciativa da professora do curso de Direito, Cíntia Toledo, é de arrecadar brinquedos para os filhos dos encarcerados. Cíntia já realiza este trabalho junto aos estudantes há seis anos e sempre alcança grande adesão dos viannenses e comunidade. A expectativa para este ano era de conseguir 150 brinquedos, contudo, ao todo foram 320 doações entre bonecas, pelúcias, carrinhos e jogos.

Emocionada ao falar da situação das crianças que recebem esta doação ela comenta: "É muito emocionante. Elas acabam de despedir do pai, que vai passar o natal encarcerado e, nem que seja por alguns segundos, encontram a magia do natal, a figura do Papai Noel, um presente". A professora ainda conta que sempre tenta levar material escolar para incentivar os estudos e o crescimento pessoal de cada um.

Para as estudantes Gabriela e Carolina participar deste projeto foi muito relevante, principalmente pelos debates em sala e visitas realizadas na penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires. A professora e as estudantes comentam sobre a situação penitenciária brasileira, alegando o descaso. Para elas o ser humano só fica mais corrompido e coagido, sendo que, na verdade, o objetivo seria de ressocialização. Levar alegria para estes pequenos e fazê-los enxergar um mundo mais justo e leve é o que motiva este grupo a realizar estas entregas.

Os presentes serão entregues em dois finais de semana, nos dias 16 e 23 de dezembro.