Projetos Sociais e Ambientais são compromissos do Instituto Vianna Júnior • Instituto Vianna Júnior

Projetos Sociais e Ambientais são compromissos do Instituto Vianna Júnior

projetos sociais vianna junior

O Instituto Vianna Júnior, através do Comitê de Responsabilidade Social e Meio Ambiente, desenvolve diversas ações de cunho socioambiental durante todo o ano, a fim de conscientizar colaboradores, fornecedores, pais, alunos e toda a comunidade sobre as questões associadas ao Meio Ambiente e à Responsabilidade Social.

Todas as Unidades de Ensino, por meio de lideranças e docentes, trabalham de forma integrada, promovendo campanhas, eventos, palestras, seminários e atividades que fomentam e disseminam a cultura da Responsabilidade Social e Ambiental da Instituição. Confira alguns deles:

VESTIBULAR SOLIDÁRIO

O Vestibular Solidário é uma iniciativa importante do Vianna. Desde 2013, foram arrecadadas aproximadamente 7 mil caixas de leite através das inscrições dos processos seletivos e doadas a diversas instituições carentes da cidade. Essa é uma ação inédita em Juiz de Fora.

BOLSÃO SOLIDÁRIO

O Bolsão Solidário do Colégio Vianna Júnior converte as inscrições em doações de brinquedos. De 2013 a 2015, foram arrecadados mais de 1.800 brinquedos, que foram doados a crianças carentes no período do natal.

SUSTENTABILIDADE

Ações voltadas para a melhoria da qualidade do meio ambiente e redução do consumo de recursos não renováveis são premissas da Instituição. O projeto de coleta seletiva é uma realidade no Instituto Vianna Júnior. Todo o lixo reciclável é separado e vendido, e o valor arrecadado é distribuído aos colaboradores de serviços gerais. Além disso, todos os materiais eletrônicos, como computadores, impressoras, caixas de som, monitores, pilhas, entre outros, são encaminhados para associação credenciada para o recebimento desse tipo de resíduo, que realiza o descarte responsável.

O trote solidário é uma campanha que a Instituição, por meio dos alunos, promove todos os anos. Normalmente, os trotes são marcados pelas campanhas de doações de sangue. O Hemominas vai até a Instituição e, com a participação de todos os alunos e a comunidade do entorno, faz a coleta. Segundo Luciana Facio, Gerente de Projetos e Responsabilidade Social do Instituto Vianna Júnior: “A maioria dos alunos que fazem a doação no Vianna, nunca havia feito anteriormente, então, o Instituto serve como um motivador para os alunos seguirem essa causa social, tornando um hábito na vida deles.” Outro ponto importante em relação às campanhas de doação de sangue, segundo Luciana, é a quebra de paradigmas em relação aos critérios de triagem feitos antes da doação. Os alunos esclarecem várias dúvidas durante a coleta.

Dentre outras ações promovidas pelo Instituto, estão: campanha do agasalho, arrecadação de materiais de higiene pessoal e limpeza, e doação de livros e móveis. Para Luciana Facio: “Transformar a realidade das pessoas por meio da educação e de diversas ações de cunho socioambiental é uma premissa seguida à risca pelo Instituto Vianna Júnior. Ao lado do conhecimento que produz, fomenta e dissemina, há inúmeras histórias de solidariedade, respeito e conquistas”.