Setembro Amarelo no Vianna Júnior: campanha faz alerta para casos de suicídio

setembro-amareloO Instituto Vianna Júnior aderiu ao movimento mundial Setembro Amarelo, que busca conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que prevenção é possível na maioria dos casos.

O movimento é estimulado mundialmente pela Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP). No Brasil, a campanha é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos. No Vianna Júnior, além de balões amarelos, a fachada está sendo iluminada pela cor do movimento.

Luciana Facio, Gerente de Projetos e Responsabilidade Social do Instituto Vianna Júnior,  ressalta a importância deste movimento, uma vez que são inúmeros os casos hoje no Brasil e no mundo: “É um mal silencioso, onde as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta”.