Vianna Júnior disponibiliza caixinhas com absorventes nos banheiros femininos

Instituto Vianna Júnior disponibiliza caixinhas com absorventes nos banheiros femininos

O Instituto Vianna Júnior disponibilizou nos banheiros femininos caixinhas com absorventes que contêm o recado: “Quando precisar, pegue. Quando puder, deixe outro”.  A ideia é da aluna do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Dalcilene Ramos, que visa ajudar as estudantes na Faculdade em momentos que estejam “desprevenidas”.

As alunas movimentaram as redes sociais compartilhando fotos das caixinhas nos banheiros femininos. Dalcilene, após vê-las pessoalmente, se surpreendeu: “Achei tão lindas e bem feitas, muito mais do que imaginei. Espero que tudo isso inspire ainda mais a solidariedade entre nós”.

O presidente do DCE das Faculdades Integradas Vianna Júnior, Lucas de Alcântara, ressalta a importância de uma iniciativa como essa: “A política do ‘gentileza gera gentileza’ deve ser preservada sempre. Vez que há uma inexplicável gratificação quando ajudamos e vemos que de alguma forma as pessoas e o mundo contribuem a nosso favor também. A Instituição deu um passo e tanto à frente! Um gesto tão simples e que ao mesmo tempo faz o altruísmo crescer no meio de nós”.

Para a coordenadora dos cursos de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Miriã Correa, que auxiliou Dalcilene durante a criação do projeto, é muito importante a ação partir de uma aluna: “É muito bom ver uma estudante ter essa preocupação e, com isso, mobilizar tantas pessoas. Estou muito feliz por toda repercussão e espero que continuem com essas ideias, porque estamos sempre abertos a ouvi-las”.

O intuito da disponibilização desta caixinha é que a mulher use quando necessário, mas também reponha o absorvente se tiver um a mais. A ação é simples e coloca em prática a solidariedade entre as mulheres, além de influenciar na formação cidadã, segundo Stella Whitaker, aluna do curso de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior: “Fiquei bem feliz quando vi as caixinhas no banheiro porque é importante de várias formas. Primeiro, por essa questão educacional no Vianna, que não é meramente acadêmica, é uma educação voltada para a formação do aluno. Mas o mais legal de tudo é o estímulo a essa união, essa fraternidade entre as mulheres. A gente precisa mesmo se unir para lutar por nossos interesses".

Luciana Facio, Gerente de Projetos e Responsabilidade Social do Instituto Vianna Júnior, ressalta a parceria entre o Instituto e os alunos: “Por em prática as ideias dos nossos alunos estimula e fortalece a formação cidadã, fazendo com que eles assumam um papel cada vez mais relevante diante dos desafios e problemas da sociedade”.