Normas Jornal Eletrônico

O Jornal eletrônico das Faculdades Integradas Vianna Júnior tem como proposta  editorial ser um instrumento de divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão que vem sendo desenvolvidas no âmbito dos nossos cursos de graduação.

O Jornal possui registro na biblioteca nacional com o ISSN 2176-1035  e tem uma periodicidade semestral. O Jornal recebe os artigos em fluxo contínuo, ou seja, durante todo o ano. Para a publicação os  interessados deverão enviar os artigos para: nupe@vianna.edu.br e  rzacarias@vianna.edu.br  

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS

1 O artigo não precisa ser necessariamente original 

2 O artigo deverá ter no mínimo 12 e no  máximo 20 laudas

3 O artigo deverá ter a seguinte formatação: 

a) Título do artigo: deve ser em letras maiúsculas, negritados e justificados. Os subtítulos quando houver serão em letra minúscula e sem negrito.

b) Nome do autor ou autores: inserir  logo abaixo do título no canto superior direito, colocando no final uma nota de rodapé com os dados relativos à titulação do(s) autor(es), atividade, instituição a qual pertence e o email. os títulos dos capítulos devem ser em letras maiúsculas, negritados e justificados. Entre os títulos dos capítulos e o texto deve-se deixar duas linhas em branco de espaçamento (estes dados  deverão ser omitidos nas demais páginas do texto.)

c) Resumo:  é o primeiro item do artigo. Deve ser redigido em português e  constar o objetivo do trabalho, a metodologia e as principais conclusões do trabalho. Deve ser digitado em bloco único sem parágrafo no máximo 250 palavras.

d) Palavras-chave: São as palavras que identificam o artigo.. Devem ser inseridas logo abaixo do resumo. Devem ser digitadas em tamanho 12, maiúsculas, negritadas e justificadas, separando-as com um ponto  ( mínimo de três, máximo de cinco palavras).

e) Introdução

Deve ser inserida logo após as palavras chave. Deve sa apresentar resumidamente o conteúdo do artigo. Neste item deve-se apresentar obrigatoriamente o objetivo geral do artigo, a metodologia utilizada.

f) Desenvolvimento do artigo

Esse item apresenta as reflexões teóricas do artigo. É inserido logo abaixo da introdução deve iniciar com um título. O desenvolvimento teórico do artigo é construído a partir de citações diretas e indiretas. s  citações indicadas no texto devem ser apresentadas seguindo a norma da ABNT NBR 10520/2002, pelo  sistema autor-data. Normas abaixo:

Citações diretas até três linhas: o texto citado deve ser digitado entre  entre aspas duplas.

Citações diretas com mais de três linhas: o texto citado deve ser digitado sem aspas em um parágrafo independente, recuado a 4cm da margem esquerda, digitadas com espaçamento simples e fonte 11, sem aspas.

Citações indiretas devem ser indicadas com autor-data.

g) Considerações finais

Nesse item deve-se fazer uma recapitulação resumida da discussão teórica e dos resultados da discussão apresentada.

h) Referências

Todas as fontes consultadas devem ser obrigatoriamente incluídas no final do artigo.  Para registrar as fontes consultadas é necessário seguir as normas da ABNT ( consultar no link o NUPE o manual: “Elaboração de monografia”

i) Formatação do texto:  fonte Arial, tamanho 12, papel tamanho A-4, entrelinhamento 1,5 cm, exceto para as citações com mais de três linhas. Todas as margens com 2,5 cm.