AVANÇO NA SAÚDE • Instituto Vianna Júnior

AVANÇO NA SAÚDE

MÉDICOS REALIZAM TRANSPLANTE DE FÍGADONo princípio do mês de agosto uma equipe médica realizou o primeiro transplante de fígado de Juiz de Fora. A cirurgia, que foi realizada com sucesso, ocorreu na Santa Casa de Misericórdia e durou cerca de 11 horas, considerando todos os procedimentos.

Esta cirurgia faz parte do Programa de Transplantes da Santa Casa e registra um marco na saúde da cidade. Doutor Gláucio Souza, cirurgião do hospital, conta: “acreditamos que mais pessoas poderão ter acesso ao transplante, em especial o de fígado, a partir do momento em que o tratamento é oferecido na sua região”.

Em 2016, o Ministério da Saúde vistoriou e habilitou a Santa Casa à realizar transplantes de fígado e pâncreas. “Em janeiro de 2017 começamos a desenhar os processos envolvidos na realização da cirurgia”, relata doutor Gláucio Souza.

Doutor Gláucio participou de todos os processos burocráticos da Santa Casa junto ao Ministério da Saúde até a habilitação. Para ele, o apoio da diretoria do Hospital e de uma equipe especializada de Belo Horizonte foram de extrema importância para o sucesso do procedimento.

O Programa de Transplante da Santa Casa de Misericórdia atende pacientes de Juiz de Fora e região que utilizam o SUS, Sistema Único de Saúde, ou convênios particulares. O cirurgião destaca que o importante é atender a todos que necessitam de atenção.

Os pacientes passam por uma avaliação rigorosa até o momento da cirurgia e são acompanhados até a recuperação do pós-operatório.  A equipe conta com profissionais de diversas especialidades: médicos, anestesistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, imunologistas, cirurgiões e hepatologistas.

A paciente passa bem e tem previsão de alta para esta semana.

MBA em gestão: Serviços em Saúde

Durante a entrevista, Doutor Gláucio contou como o MBA da FGV Conveniada Vianna Júnior o ajudou muito. “Iniciei o MBA em outubro de 2016 motivado pela vontade de agregar conhecimento gerencial a um programa consistente do ponto de vista médico-científico. Conhecer como funciona a gestão dos serviços de Saúde tem contribuído no entendimento do processo de construção do programa. Esperamos assim oferecer à população de Juiz de Fora e Zona da Mata um serviço eficiente, capaz de atender às demandas de nossa população”, relata o cirurgião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome
E-mail

    Arquivo

    Categorias

    Instituto Vianna Júnior 2017 Todos os direitos reservados

    Desenvolvimento por Departamento de Marketing do Instituto Vianna Júnior