MBA de Gestão em Saúde visita a Santa Casa

Na última quinta (21), os alunos do MBA Executivo em Administração: Gestão em Saúde do Vianna Júnior, conveniada FGV, estiveram na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. A visita fez parte do desdobramento da disciplina Diagnóstico Situacional em Saúde. Os alunos foram recebidos pela equipe da Santa Casa, que mostrou as instalações do hospital, assim como o funcionamento de cada setor.

Aluna do MBA e Coordenadora de Contas a Receber da Santa Casa, Juliana Dornelas foi responsável por requisitar, junto à equipe do hospital, a visita dos alunos. Formada em Administração e pós-graduada em Finanças, Juliana trabalha na Santa Casa há dez anos e diz ter se apaixonado pela área de saúde. "Eu queria afunilar o meu conhecimento com o hospital, que eu já tinha, e conhecer melhor a parte de gestão, por isso optei pelo MBA Executivo em Administração: Gestão em Saúde. O universo da saúde é muito rico e tende a crescer cada vez mais, mas apesar disso, eu acho que ainda é uma área pouco vislumbrada pelas pessoas", comenta.

O Dr. Gláucio Silva de Souza, aluno do MBA, é medico cirurgião da Santa Casa e Diretor do Programa de Transplante de Fígado. Para ele, estudar gestão já era um sonho antigo, que agora foi colocado em prática, para surprir as demandas do hospital. "Quando nos vimos frente ao desafio de implantar os novos servições de transplante da Santa Casa, eu identifiquei que havia uma necessidade de conhecimento da área de gestão que precisava ser preenchida. Por isso, nós buscamos o MBA da Fundação Getúlio Vargas, em parceria com o Instituto Vianna Júnior. Isso foi muito importante para construirmos esse projeto", diz, se referindo ao primeiro transplante de fígado realizado em Juiz de Fora, em agosto de 2017.

Para o professor da FGV, José Ferreira, a visita foi importante para fazer o alinhamento do conteúdo teórico desdobrado no ambiente acadêmico, com a realidade do dia a dia de uma instituição de saúde do porte da Santa Casa. De acordo com ele, "um hospital com profissionais capacitados para gestão significa ser uma instituição que planeja, organiza, dirige e controla toda sua cadeia de serviços para alcançar a otimização do atendimento assistencial e demais procedimentos direcionados para os pacientes".

MBA Executivo em Administração: Gestão em Saúde

O curso oferece visão macro e micro do ambiente de saúde, além de apresentar conceitos e práticas adequadas ao ambiente organizacional contemporâneo. Os estudantes têm acesso a modelos de gestão, capazes de acompanhar a evolução pela qual passa a saúde, como: tecnológica; epidemiológica e um atendimento de qualidade com baixo custo. De acordo com o professor Ferreira, o curso tem um público-alvo amplo, complementando a formação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, administradores, advogados, biomédicos, e qualquer outra pessoa que trabalhe ou tenha intenção de atuar em instituições de saúde. A próxima turma está prevista para começar em agosto.