Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI

Apresentação

É de conhecimento de todos que lidar com as diferenças não é um processo fácil. Temos tendência de nos unir aos iguais e rejeitar as diferenças. Essa atitude muitas vezes vem disfarçada, mas não deixa de estar presente em nossas relações. No entanto, mais do que Leis, Decretos, ou Regimentos para garantir essa inclusão é necessária a mudança de atitudes e valores.

Com esta finalidade e buscando apoiar a execução da Política Institucional de Acessibilidade para Inclusão de Pessoas com Deficiência, sob a ótica dos Direitos Humanos o Instituto Vianna Júnior criou o NAI - Núcleo de Acessibilidade e Inclusão.

Objetivos

• Repensar através de diversos movimentos o espaço da identificação das diferentes formas de exclusão.
  • Desenvolver atividades e programas na comunidade para a reflexão em defesa da concepção de uma sociedade inclusiva.
  • Construir projetos e programas capazes de superar o processo histórico de exclusão.
  • Identificar as barreiras arquitetônicas, mantendo o acompanhamento de soluções estabelecidas em mapa de eliminação de barreiras arquitetônicas.
  • Propiciar à comunidade acadêmica espaço construído para abrigar tecnologias assistivas, recursos didáticos e apoio para o desenvolvimento das atividades acadêmicas dos estudantes com deficiências.
  • Manter no seu corpo constitutivo profissionais habilitados para a oferta de disciplina de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e de Educação Inclusiva nos cursos ofertados.
  • Manter intérprete de Libras para promover o apoio em sala de aula.
  • Instituir grupos de estudos para discutir e estabelecer o processo avaliativo de estudantes com necessidades educacionais especiais.
  • Formar a cultura de inclusão na Instituição.

Composição do NAI

Presidente: