Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPE

Nova logo do NUPEO Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão (NUPE), das Faculdades Integradas Vianna Júnior, foi instituído em 1999 e tem como objetivo favorecer a integração do ensino, pesquisa-iniciação científica e extensão no âmbito dos cursos das FIVJ, visando à formação integral dos discentes.

O NUPE desenvolve, apoia e acompanha projetos que envolvem os docentes e discentes. É também responsável pelo registro e controle das atividades complementares realizadas pelos discentes, pelos processos relativos aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e pelas publicações da Revista Vianna Sapiens e do Jornal Eletrônico das FIVJ.

Endereço: Avenida dos Andradas nº 553, loja 10. Atendimento até às 18:00.
Após às 18h, o atendimento é na secretaria do Colégio São José (Av. dos Andradas, 415)

Telefone
: (32) 3213-7650. 

Horário de Atendimento
:

De 2ª a 6ª feira:  de 8:30 às 13:30 e 17h às 22:30h


Dentre as principais atividades do NUPE destacam-se:

 

As Faculdades Integradas Vianna Júnior, comprometidas com os princípios acadêmicos de indissociabilidade do ensino, práticas investigativas e extensão, instituíram o Programa de Iniciação Científica em 2007.

Os critérios de seleção de projetos de iniciação científica são lançados anualmente, quando o NUPE publica edital destinado aos discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação das FIVJ, com objetivo de despertar a vocação científica, incentivar talentos potenciais e fomentar a produção acadêmica dos alunos e professores.

Com o objetivo de assegurar a cooperação ao corpo docente e propiciar condições para que o aluno seja despertado para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, é oferecido o exercício da monitoria para os alunos dos cursos das FIVJ.

Os critérios de seleção de monitoria são definidos em edital no início do período letivo e divulgado na internet, sob à responsabilidade do NUPE.

As inscrições para a Monitoria estarão abertas do dia 25 ao dia 27 de fevereiro de 2015.

REVISTA VIANNA SAPIENS

A Revista Vianna Sapiens é o periódico eletrônico das Faculdades Integradas Vianna Júnior. É uma revista multidisciplinar, com publicação semestral e tem como objetivo ser um instrumento de divulgação de conhecimentos que visam compreender e explicar os fenômenos sociais relacionados às áreas da Administração, Direito e Economia. O periódico é registrado na biblioteca nacional sob o ISSN 2177 3726 e atualmente está qualificada pelo sistema QUALIS/CAPES em B3 na Administração e B5 no Direito.

Clique para ler

JORNAL ELETRÔNICO DAS FIVJ

O Jornal Eletrônico das FIVJ tem como objetivo ser um instrumento para os alunos e professores divulgarem os trabalhos acadêmicos. O Jornal possui registro na biblioteca nacional com o ISSN 2176-1035 e tem uma periodicidade semestral.

Clique para ler

Além das semanas acadêmicas de cada curso, o NUPE organiza, juntamente com as coordenações dos cursos, a Jornada Científica e a Feira do Livro. Os eventos contam com apresentação de trabalhos científicos, palestras e mesas redondas.

Veja o que foi destaque na V Jornada Científica de 2014

Leia os destaques da Feira do Livro 2014



Leia os artigos científicos publicados durante as Jornadas Científicas das Faculdades Integradas Vianna Júnior

Anais da VI Jornada Científica – 2015

Anais da V Jornada Científica – 2014

Anais da IV Jornada Científica – 2013

O NUPE é responsável pelo registro das atividades complementares dos alunos. Essas atividades, integrantes do currículo pleno e do projeto pedagógico de cada curso das FIVJ, deverão ser cumpridas pelo aluno durante todo o curso de graduação e são computadas na área do aluno, através do NUPE.

Alunos do curso de Direito: deverão cumprir um total de 200h/a e os alunos do curso de Administração: 144 pontos.

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) podem ser apresentados na forma de Monografia ou artigo científico para os cursos de Administração e Economia, sendo que para o curso de Direito, a apresentação é aceita apenas em forma de Monografia. Essas atividades consistem em trabalho individual sobre tema relevante, fundamentado nos diferentes processos de investigação metodológica.