NUPE

NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO

O Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão (NUPE), das Faculdades Integradas Vianna Júnior (FIVJ), foi instituído em 1999 e tem como objetivo favorecer a integração do ensino, pesquisa-iniciação científica e extensão no âmbito dos cursos das FIVJ, visando à formação integral dos discentes.

O NUPE desenvolve, apoia e acompanha projetos que envolvem os docentes e discentes, nas áreas de pesquisa e extensão. É também responsável pelo registro e controle das atividades complementares realizadas pelos discentes, pelos processos relativos aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e pelas publicações da Revista Vianna Sapiens e do Jornal Eletrônico das FIVJ.

Iniciação Científica

As Faculdades Integradas Vianna Júnior, comprometidas com os princípios acadêmicos de indissociabilidade do ensino, práticas investigativas e extensão, instituíram o Programa de Iniciação Científica em 2007.

Os critérios de seleção de projetos de iniciação científica são lançados anualmente, quando o NUPE publica edital destinado aos discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação das FIVJ, com objetivo de despertar a vocação científica, incentivar talentos potenciais e fomentar a produção acadêmica dos alunos e professores.

Monitoria

Com o objetivo de assegurar a cooperação ao corpo docente e propiciar condições para que o aluno seja despertado para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, é oferecido o exercício da monitoria para os alunos dos cursos das FIVJ.

Os critérios de seleção de monitoria são definidos em edital no início do período letivo e divulgado na internet, sob à responsabilidade do NUPE.

Publicações

REVISTA VIANNA SAPIENS

A Revista Vianna Sapiens é o periódico eletrônico das Faculdades Integradas Vianna Júnior. É uma revista multidisciplinar, com publicação semestral e tem como objetivo ser um instrumento de divulgação de conhecimentos que visam compreender e explicar os fenômenos sociais relacionados às áreas da Administração, Direito e Economia. O periódico é registrado na biblioteca nacional sob o ISSN 2177 3726 e atualmente está qualificada pelo sistema QUALIS/CAPES em B3 na Administração e B5 no Direito.
Clique para ler

JORNAL ELETRÔNICO DAS FIVJ

O Jornal Eletrônico das FIVJ tem como objetivo ser um instrumento para os alunos e professores divulgarem os trabalhos acadêmicos. O Jornal possui registro na biblioteca nacional com o ISSN 2176-1035 e tem uma periodicidade semestral.
Clique para ler

E-BOOK

O Ebook ” Mediação e negociação: para advogados e estudantes do Direito é o resultado dos estudos e pesquisas do Grupo de Pesquisa “Conciliação e Mediação do curso de Direito das FIVJ.
Acesse para conhecer o trabalho

ANAIS DAS JORNADAS CIENTÍFICAS DAS FIVJ

Com objetivo divulgar, compartilhar a produção da pesquisa que vem sendo realizada no âmbito da iniciação científica nos diversos cursos das FIVJ, o NUPE organiza todo o primeiro semestre letivo a “Jornada Científica das FIVJ” . O evento visa despertar a vocação científica, incentivar talentos potenciais e fomentar a produção acadêmica de alunos e professores. Além de palestras e oficinas, os resumos dos trabalhos apresentados científicos são publicados nos Anais da Jornada.
Acesse o link abaixo para conhecer os trabalhos

TCC e Atividades Complementares

O NUPE é responsável pelo registro das atividades complementares dos alunos. Essas atividades, integrantes do currículo pleno e do projeto pedagógico de cada curso das FIVJ, deverão ser cumpridas pelo aluno durante todo o curso de graduação e são computadas na área do aluno, através do NUPE.

Alunos do curso de Direito: deverão cumprir um total de 200h/a e os alunos do curso de Administração: 144 pontos.

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) podem ser apresentados na forma de Monografia ou artigo científico para os cursos de Administração e Economia, sendo que para o curso de Direito, a apresentação é aceita apenas em forma de Monografia. Essas atividades consistem em trabalho individual sobre tema relevante, fundamentado nos diferentes processos de investigação metodológica.

Endereço:Rua: Dr. João Pinheiro, 67 - Santa HelenaJuiz de Fora - MG, 36015-040 Atendimento até às 18h. Após esse horário o atendimento é feito na secretaria do Colégio São José (Av. dos Andradas, 415) até às 22h30 Telefone: (32) 3213-7650. Horário de Atendimento de segunda a sexta-feira, de 07h30 às 12h e de 13h às 18h.