Pós ADM FGV Vianna Jr

 

Pós-graduação em Administração de Empresas

Duração: 18 meses
Dias: Aulas presenciais às quartas e quintas-feiras
Horário: Das 19h00min às 22h30min.


Coordenação

Coordenação Geral
Gerson Lachtermacher
Ph.D. pela University of Waterloo, Canadá

Coordenação Executiva
Lygia Maria Leite
Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EBAPE

Coordenação Acadêmica
Hélio Arthur Reis Irigaray
Doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP

 

Criado em 2003, o programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da FGV iniciou suas atividades com 542 alunos inscritos, em 10 cidades localizadas nas mais diversas regiões do país.

Atualmente, o programa conta com mais de 22.000 profissionais formados em todo Brasil. Esse sucesso é resultado do constante investimento em qualidade e tecnologia, aliado à seleção dos melhores professores do mercado e ao reconhecido padrão da FGV.

A partir de um conteúdo pedagógico atualizado e de ponta, associado a uma dinâmica que promove a disseminação de conhecimentos sobre as diversas áreas gerenciais de uma empresa, os participantes aprendem os principais conceitos do universo da administração empresarial, que vão desde a área financeira e contábil a conceitos de estratégia e negociação.

Desta forma, o objetivo do Pós ADM FGV é formar profissionais de qualquer área de atuação, na carreira executiva, a partir do desenvolvimento de importantes habilidades gerenciais, tais como: liderança, visão estratégica e comunicação interpessoal, além de capacitá-los por meio do uso de ferramentas gerenciais para enfrentar os desafios da economia e da tecnologia na nova era do conhecimento.

A heterogeneidade e diversidade de formação entre as áreas profissionais possibilitam ao participante usufruir de um ambiente estrategicamente desenhado para troca de ideias e novos contatos profissionais, fundamentais para o enriquecimento do networking, bem como para o sucesso de sua vida e carreira profissional.

Ao final do curso, cada profissional estará mais preparado para liderar equipes, pensar criticamente o negócio e tomar decisões mais acertadas e efetivas.

O programa é destinado a profissionais sem experiência gerencial, de qualquer área de atuação, que desejem empreender, atuar ou avançar na carreira executiva com segurança e garantida vantagem competitiva no mercado.

Destina-se, ainda, aos:

  • Administradores com pouca experiência gerencial que precisem aliar teoria e prática;
  • Profissionais de outras áreas de formação que aspirem uma formação robusta em gestão;
  • Profissionais que estejam retornando ao mercado de trabalho e desejem se atualizar;
  • Empreendedores, pequenos e médios empresários:

A Pós-Graduação em Administração de Empresas da FGV oferece conhecimento prático e o melhor conteúdo acadêmico através de uma metodologia inovadora, onde o aluno conta com dois professores a cada aula. Desta forma, os encontros unem o melhor da teoria com o dinamismo da experiência prática.

A partir do estúdio próprio da FGV, no Rio de Janeiro, um professor, de uma das Escolas de Administração da Fundação Getulio Vargas, ministra ao vivo cada uma das aulas, transmitindo o que há de mais atual e relevante no conhecimento de gestão moderna. Essa transmissão é feita via satélite, para todas as cidades em que o curso é oferecido.

Paralelamente, um Professor Executivo ministra, presencialmente, a parte prática da aula, utilizando sua experiência gerencial e sua sólida vivência de mercado na condução das dinâmicas em sala de aula. Ao alinhar a teoria apresentada pelo Professor Autor com as práticas vivenciadas durante a aula, o Professor Executivo proporciona um ambiente rico e dinâmico para a construção de conhecimento e de práticas executivas. O resultado é um programa consistente que alia experiência de mercado à expertise acadêmica dos professores da FGV.

Após cada aula, as principais colocações feitas pelos alunos durante o encontro são encaminhadas aos Professores Autores, responsáveis pela elaboração do conteúdo da aula. Esse feedback é imprescindível, pois funciona como um verdadeiro termômetro, medindo o grau de satisfação aula a aula, em todas as regiões do Brasil. Depois de analisadas, as dúvidas, questionamentos e considerações mais relevantes são discutidas e apresentadas nos encontros seguintes, criando um ambiente contínuo de aprendizado, proporcionando, aos alunos um intercâmbio de conhecimento com perspectivas de todas as regiões do país.

Com um total de 17 disciplinas, o conteúdo do programa está dividido em quatro módulos: dois módulos compostos por disciplinas de diferentes áreas temáticas, um por disciplinas on-line e um de encerramento. Os dois primeiros módulos possuem seis disciplinas cada. Eles são independentes e não exigem pré-requisito, permitindo ao aluno o ingresso em qualquer semestre.
   
DISCIPLINAS HORA/AULA
Liderança e Inovação 24
Marketing Empresarial 24
Tecnologia da Informação 24
Produção e Serviços 24
Negociação 12
Contabilidade Geral 36
Matemática Financeira online 24
Gestão de Pessoas 24
Gerenciamento de Projetos 24
Estratégia Empresarial 24
Criação e Viabilidade de Projetos 24
Empreendedorismo 24
Técnicas de Comunicação 12
Gestão Financeira 36
Introdução à Economia (online) 24
Jogos de Negócios 36
Análise do Plano de Negócios 36
Trabalho de Conclusão de Curso  
CARGA HORÁRIA TOTAL 432
 
Ao final do curso, os alunos que forem aprovados, conforme parâmetros estabelecidos em Regulamento, receberão o Certificado de Conclusão de Pós-graduação Lato Sensu em Administração de Empresas, nível especialização, conforme ilustra a figura abaixo, emitido conjuntamente pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape) e pela Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE).

Além da metodologia diferenciada, o Pós ADM ainda conta com diversos diferenciais que alavancarão sua carreira no mercado.
  • Excelência FGV – A FGV está entre as 100 instituições de ensino superior que formam os profissionais mais disputados em todo o mundo, de acordo com o “Emerging Employability University Ranking”, publicado pelo The New York Times em 2013.
  • Foco em teoria e prática – Combina dois professores em cada encontro, proporcionando um perfeito intercâmbio entre conhecimento e experiência prática em gestão.
  • Networking com alunos de todo o Brasil - O Anuário Pós ADM é uma ferramenta que reúne os principais dados dos alunos que concluíram o Pós ADM, estimulando a troca de informações e o networking.
  • Oportunidades exclusivas de recolocação profissional - Ao participar da Comunidade Pós ADM, o aluno terá acesso a uma das maiores redes de ofertas on-line de empregos.
  • Mobilidade entre as unidades da FGV no Brasil - Por ocorrer simultaneamente em mais de 60 cidades do país, o Pós ADM permite* ao aluno assistir às aulas em uma das cidades, possibilitando-o cumprir sua agenda profissional ou pessoal.
  • Programa de avaliação de carreira – O Pós ADM disponibiliza a seus alunos uma plataforma on-line, que fornece orientação profissional baseada em seus talentos e interesses.



A experiência em um módulo internacional proporciona extensão de networking, ampliação de conhecimentos, além de uma vivência e um aprendizado intercultural, ou seja, é um excelente momento para enriquecer o currículo e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho.

Por acreditar que uma experiência internacional é um forte diferencial, o Pós ADM oferece, exclusivamente para seus alunos e ex-alunos, duas oportunidades de módulos internacionais:

Programa “U.S. Business & Economic Strategies”

  • Com duração de 40 h-a (uma semana), o curso tem foco no cenário globalizado e é realizado na Universidade da Califórnia, em San Diego.
  • Para mais informações: Telefone: (11) 4433-6168
  • E-mail: mba.internacional@strong.com.br


Programa "International Program in Business" 

  • Com duração de 40 h-a (uma semana), o curso tem foco no gerenciamento internacional, e é realizado na Universidade de Miami, em Miami.
  • Para mais informações: Telefone: 0800 940 2595
  • E-mail: miami@ibe.edu.br

Em ambos, as aulas serão disponibilizadas em inglês, com tradução simultânea.

Para obtenção do certificado, os alunos devem atingir todas as exigências acadêmicas do Pós ADM na fase nacional e na fase internacional. (Fase nacional: descritas no regulamento do curso. Fase internacional: frequência mínima de 75% nas aulas e conceito mínimo de 7,0 no trabalho final).

Depois de formado no Pós ADM, já com base sólida em gestão e maior experiência profissional, o aluno poderá complementar sua formação escolhendo um MBA FGV* que melhor se encaixa em suas novas metas profissionais.

*Cursos de MBA Padronizados, exceto nos cursos de MBA em Gestão Empresarial, MBA em Gestão de Negócios em Setores Específicos da Economia e no MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios.

No MBA escolhido, o aluno cursará disciplinas específicas de sua área de conhecimento e disciplinas preparatórias para o Trabalho de Conclusão de Curso, além de elaborar o referido TCC. Ao final do programa, o aluno receberá o certificado de MBA na área específica.

Para aproveitar esse benefício especial, o aluno terá até, no máximo, 48 meses após a finalização do Pós ADM para iniciar o novo curso.