Uma equipe de vendas bem estruturada depende de você • Instituto Vianna Júnior

Uma equipe de vendas bem estruturada depende de você

É possível defender o seu produto ou serviço em uma frase? Por que ele é importante para o cliente? Vai atender as necessidades de quem adquirir? Esta pessoa sairá satisfeita? Você acredita nas garantias oferecidas?

As perguntas são muitas. E, para iniciar este conteúdo, você precisa ter em mente que uma equipe de venda que conheça o que comercializa é fundamental. Além disso, esta equipe precisa estar alinhada com o posicionamento da empresa e, verdadeiramente, acreditar que está fazendo a diferença para seus clientes.

Se você atua no setor de vendas, este artigo é para você! Por isso, aconselho ler até o final e baixar, também, o conteúdo do professor – consultor na área de vendas, marketing e distribuição – João Baptista Vilhena.

Group of Multiethnic Busy People Working in an Office.

Como começar a vender?

Formar líderes em vendas pode não ser uma tarefa fácil, contudo, esta missão somente é encarada como “difícil” se o produto ou serviço não for bem estruturado.

Isso significa que, para vender, é necessário compreender o posicionamento da empresa no mercado que atua, assim como seu futuro consumidor.

É de conhecimento que o consumidor mudou muito através dos anos. Hoje, ele tem um poder de decisão e conhecimento muito maior. Se antes o comprador ia à loja para adquirir um sofá e, apenas lá, escolhia o produto, hoje, este mesmo cliente pesquisa tudo sobre sofá e chega na loja com uma opinião formada sobre o que imagina ser melhor.

Sendo assim, o vendedor é responsável por conhecer a fundo o produto para, desta forma, convencer o cliente sobre a decisão mais assertiva a fim de atender a necessidade individual.

Não é apenas vender por vender. É reconhecer no consumidor suas dores e apresentar as melhores opções para sanar estas carências.

Agora é vender!

Após compreender seu produto ou serviço, o posicionamento de mercado, as personas e os diferenciais, chega a tão esperada hora da venda.

Uma equipe de vendas eficaz precisa - acima de tudo - saber ouvir o seu cliente para, a partir daí, resolver os problemas apresentados.

Além disso, é preciso saber se comunicar, não só verbalmente, mas no gestual e, até mesmo, na forma como vestir. Lembre-se, seja simpático, mantenha o olhar nos olhos do cliente, sorria, esteja atualizado sobre os assuntos afins e planeje seu atendimento.

É importante estar atento, mantenha o foco na solução. Coloque as deficiências do cliente em primeiro lugar, para atendê-las com eficiência e sinceridade. Demonstre os benefícios e prove – com verdades – que conquistar aquela compra é essencial para resolver suas questões. E, sempre tenha em mente que mentir ou enganar não é uma opção.

Estas são algumas qualidades que o vendedor precisa ter para somar à equipe. Mas, como atuar se desejamos líderes nesta equipe? A resposta a esta pergunta você encontra abaixo.

Para saber mais sobre técnicas de vendas e como motivar a equipe para ser a melhor do segmento, temos um convite para você.

Dia 26 de junho, no Núcleo FGV Vianna Júnior, o Profº Vilhena fará uma palestra sobre técnicas de venda. O evento começa às 19h, credenciamento às 18h e é gratuito.

Inscreva-se aqui!

Esperamos por você!

------------------------------------------

Núcleo FGV Vianna Júnior

Endereço: Av. Barão do Rio Branco , 2370 - Centro – Juiz de Fora / MG.