Mestrado Internacional Universidade de Ohio

Universidade de Ohio - Parceria Mestrado Internacional Instituto Vianna Jr FGV

ohio-logos

O Mestrado Internacional (MBA Pleno) é a opção ideal para aqueles que gostariam de realizar um MBA no exterior, mas que estão impossibilitados, por não poderem se ausentar do país por longos períodos. O calendário do curso foi elaborado para permitir ao executivo conciliar um projeto acadêmico internacional com suas atividades profissionais.

É um programa voltado para a formação teórica e prática dos que buscam ferramentas para o direcionamento da estratégia de organizações, atuando em nível global. É uma opção de alto nível para aqueles que aceitam o desafio da renovação, possibilitando-lhes enfrentar, com sucesso, a complexidade de uma economia cada vez mais competitiva.

O currículo do Mestrado Internacional (MBA Pleno), é composto de três etapas que podem ser contratadas e cursadas separadamente e em épocas distintas. Tal formação permite aos alunos uma conciliação de sua vida profissional e acadêmica:

1. ETAPA DE ESPECIALIZAÇÃO - Ministrada em português, é composta de um programa de MBA Pós Especialização da FGV no Brasil, em periodicidade de acordo com o curso escolhido pelo aluno. Quem já frequentou e foi aprovado em um programa de MBA da FGV está dispensado desta Etapa. Duração prevista: 18 meses
  2. ETAPA NACIONAL - Ministrada no Brasil por professores credenciados da Ohio University, poderá ser acompanhada ON-LINE ou presencialmente em Belo Horizonte. Duração prevista: 6 meses
  3. ETAPA INTERNACIONAL - Ministrada em inglês no Brasil  e nos Estados Unidos.  A primeira residência ocorre no Rio de Janeiro, com duração de 1 semana em horário integral (manhã e tarde). A segunda residência ocorre na Ohio University nos EUA, com duração aproximada de 3 a 4 semanas, com aulas/atividades em período integral (manhã e tarde):

Ao final do curso será fornecido pela Ohio University – EUA, aos alunos que atenderam aos critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso, um diploma de MBA Master of Business Administration reconhecido oficialmente nos Estados Unidos como um título de Mestrado. Já no Brasil, é necessária a convalidação, de acordo com a LDB – Leis de Diretrizes e Bases do CAPES.

A quem optar pela Etapa Nacional do Mestrado Internacional (MBA PLENO), e concluir a Fase de Especialização, será concedido pela Ohio University um Certificado com validade de Extension nos EUA. O aluno poderá cursar posteriormente a Etapa Internacional para obter a certificação de Master of Business Administration (mestrado).

Para Cursar a Fase Nacional o aluno deverá ter concluído pelo menos 50% do seu MBA Pós-Graduação Especialização da FGV e apresentar os documentos abaixo. A seleção será baseada nos dados da documentação e entrevista individual:

• Cópia de documento de identidade e CPF;
  • Cópia autenticada do Histórico Escolar e do Diploma de Graduação Plena;
  • Cópia autenticada do certificado de conclusão do MBA Pós-Graduação Especialização da FGV. Caso ainda esteja em curso, apresentar Declaração emitida pela secretaria Acadêmica. O certificado deverá ser entregue para fazer jus às certificações do MBA Pleno.
  • Currículo Vitae;
  • 01 foto ¾ ;
  • Ficha de inscrição datada e assinada.

Para esta Fase o aluno deverá apresentar os seguintes documentos com antecedência de 5 meses antes do início da etapa:

• Certificado de Conclusão da Fase Nacional, comprovando GPA (Grade Point Average) igual ou superior a 3,0;
  • Formulário próprio de inscrição (Application);
  • Duas cartas de apresentação, em inglês, emitidas por pessoa qualificada (professor executivo, empresário, etc);
  • Carta de duas páginas, em inglês descrevendo:
    • As razões pela qual se considera apto a cursar, o programa;
    • Realizações profissionais relevantes;
    • Por que o MBA PLENO poderá ser útil em sua vida profissional;
  • Cópias autenticadas e traduções juramentadas dos certificados, diplomas e históricos de Graduação, PósGraduação e demais cursos relacionados no Application;
  • Comprovar proficiência na língua inglesa mediante o TOEFL (Teste of English for as Foreign Lancguage) com a seguinte pontuação mínima:
    • Internet based test: 80 pontos;
    • Computer based test: 213 pontos;
    • Paper based test: 550 pontos.
  • No momento da realização do teste o aluno deve optar pela entrega do resultado diretamente para a Ohio University;
  • Ser entrevistado e considerado apto pelo setor da admissão do College of Business da Ohio University;
  • Alunos da FGV estão dispensados do GMAT (Graduate Management Admission Test).
  • VISTO AMERICANO: Para a participação na residência nos EUA será necessário o visto J-1 (estudante). Após a confirmação das datas, os alunos inscritos receberão as orientações sobre o processo de obtenção do visto junto ao Consulado Americano.

Não Inclui a Etapa de Especialização – MBA Pós-Graduação

Investimento-ohio

• O valor em dólar será convertido e fixado pela cotação de venda do DÓLAR TURISMO, vigente na data da matrícula, não incidindo variação cambial a partir de então. As parcelas serão corrigidas anualmente pelo índice do IGP-M.
  • O valor referente à Etapa Internacional (em dólares) poderá ser pago parceladamente, desde que o aluno efetue o pagamento de 1/2 do valor total do programa, 60 dias antes da realização de cada residência.
  • Não estão inclusas passagens aéreas, traslados, alimentação, despesas particulares e material didático. Quando da residência nos EUA, o valor inclui hospedagem em apartamento duplo e seguro-viagem. Será possível a opção por hospedagem individual, com o pagamento das taxas adicionais.
  • Essa tabela poderá sofrer reajustes sem prévia comunicação

CONTATOS:

Email: fgvcoord@viannajunior.edu.br