Dia do Tecnólogo: presença da mulher na indústria e programas de estágios • Instituto Vianna Júnior

Dia do Tecnólogo: presença da mulher na indústria e programas de estágios

Dia-do-tecnólogo

O papel do público feminino e seu potencial são conceitos que a Analista de Desenvolvimento Sênior da Votorantin Metais, Roberta Agostinho Castro de Oliveira, abordou em sua palestra, além de apresentar o programa de estágio.  O evento que aconteceu nesta quinta-feira, 6 de outubro, no Salão Nobre do Instituto Vianna Júnior, também contou com a presença da Assistente de Desenvolvimento de RH da MRS, Laís Melquíades Matos, que apresentou a empresa e seu programa de estágio e trainee.

O tema da palestra faz parte de ações realizadas pela Votorantim com o objetivo de sensibilizar e aproximar as mulheres da Indústria, explica Roberta: “Muitas vezes a mulher deixa de disputar uma vaga por achar que não tem perfil para a indústria. O intuito é evidenciar que ela tem potencial para assumir um cargo. Inclusive, após as realizações destas palestras, o número de mulheres aumentou em nossa unidade”.

De acordo com o organizador do evento, o coordenador dos cursos de Administração, Logística e RH, Stênio Tales Afonso, o objetivo do evento é a conexão do aluno com o mercado de trabalho: “Através desse programa compreendemos os perfis que as empresas estão precisando e conseguimos trabalhar as competências necessárias com nossos alunos”.

A aluna de Gestão Ambiental, Larissa Abadias, considera o evento um diferencial do Vianna Júnior: “A palestra nos permitiu conhecer melhor as empresas que se destacam no mercado e ainda ficar por dentro das oportunidades de estágio e trainee que são oferecidas pelas mesmas”.

Laís ressalta a importância desta aproximação com os graduandos através do evento: “Além da divulgação do programa de estágio da MRS, o evento foi bom para intensificar os potenciais e as competências que a gente precisa. Nós temos um volume muito alto de inscrições, mas, às vezes, as pessoas não estão dentro do perfil que a gente precisa”.

A Diretora Acadêmica das Faculdades Integradas, Célia Maria Fassheber, ressalta a importância dos estágios na vida do acadêmico: “O estágio é uma oportunidade engrandecedora. Grande parte da profissional que sou hoje agradeço àqueles que me acolheram nestas atividades”.

O programa de estágio da Votorantin foi criado pela estudante do curso de Administração das Faculdades Integradas Vianna Júnior, Clarisse Fernandes. A aluna que está no 4º período conta como foi a criação: “Quando recebi a proposta de realizar o programa de estágio procurei pensar em mim e em meus colegas, o que gostaríamos de encontrar em uma empresa, e assim criei as atividades”.

Clarisse-aluna administração

Clarisse ainda destaca a importância do estágio: “Cresci muito como pessoa e profissional, conheci pessoas incríveis e me desenvolvi. Além disso, é um complemento da teoria que encontro em sala de aula. É uma troca de conhecimento”.

“O desejo é que os alunos consigam ver o estágio de uma maneira diferente: se dedicando e crescendo como ser humano e como profissional. O importante é que eles consigam enxergar que esta oportunidade constrói suas histórias”, finaliza Roberta.